Seguidores

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Como Fazer Fontes


Pesquisei e achei na casa.com.br uma bem fácil de ser feita.



Material:
- 1 Cuia de fibra de vidro, cerâmica...
- 1 Motor para aquário (Leroy Merlin ou casas de aquariofilia: 30,00)
- Pedrisco (Pode ser pedra branca, bolinha de gude - tb encontradas nas lojas acima)
-  Planta aquática (aguapé) ou Plantas artificiais (lojas de aquariofilia)


Despeje os pedriscos no fundo da cuia. Eles podem ser substituídos por pedras ou seixos maiores. Evite areia, pois ela prejudica a bomba. A bomba deverá ficar totalmente submersa, como na foto abaixo.

Agora é só colocar a planta, a água e ligar. Fácil não?


Dicas: 
A fonte e a bomba precisam ser lavadas a cada 15 dias.
SE usar plantas artificiais: coloque uma colher de sopa de água sanitária/ 5 litros.
SE usar plantas naturais: coloque uma 1/2 colher de café bicarbonato/ 1 litro.
São cuidados para que não haja a dengue.


Outra ideia:

1 bacia de barro ou pvc
1 pedaço de bambu (Você pode substituir o bambu por qualquer outro elemento decorativo que permita esconder o cano da bomba.)
1 bomba submersa para fonte ou motorzinho de aquário (ambos com potência adequada para o volume de água contido na bacia) 
Pedras para decoração Cola quente 
Plantas aquáticas 

Montagem:

- Averigue o máximo de peso que comporta o espaço onde você quer colocar a fonte. Com base nessa informação. você decidirá o tamanho da fonte.
- Perfure o pedaço de bambu e coloque-o em um dos cantos do vaso. O bambu deve ter cerca de 10 cm a mais do que a altura lateral do vaso. (você pode comprar o bambu já furado em lojas de artesanato) 
- Introduza no vaso a bomba submersa ou o motorzinho de aquário.
- Passe o cano da bomba por dentro do bambu e curve a ponta para criar um circuito de circulação de água.
- Para dar aspecto de fonte, basta colocar pedras de tamanho médio e formato achatado em diferentes níveis logo abaixo do jato de água que sairá do bambu. (Para facilitar a limpeza você pode colar as pedras com cola quente no fundo da bacia)
- Se quiser dar uma ar mais natural, coloque algumas plantas aquáticas. 
- Quando estiver contente com a decoração, encha-a de água. Ligue na tomada e pronto! Você pode ainda ajustar o som de uma fonte de água, acertando o nível dela. Algumas vêm ainda com uma bomba que possui regulagem para a velocidade em que cai a água. Experimente até encontrar um volume que julgue certo para sua fonte. É bom lembrar que a água evapora ao longo dos dias, é preciso repor sempre que necessário, evitando problemas no sistema de bombeamento. Dependendo do clima ou do tamanho de sua fonte, isso pode acontecer diariamente ou semanalmente. Se o lugar for ficar sem alguém responsável, desligue o motor da tomada ou se você for viajar ou ficar mais de dois dias fora de casa, desligue a fonte da tomada, jogue toda a água fora e deixe secar. Dica - Se quiser deixar o ambiente perfumado, escolha uma essência de sua preferência e pingue algumas gotas na água. 

IMPORTANTE: Fonte parada é sinônimo de musgos e mosquitos. Portanto, fique de olho no minimotor, que deve estar sempre ligado. Para evitar imprevistos, compre os modelos certificados pelo INMETRO, órgão que atesta a qualidade e o consumo de energia. Pelo menos, uma vez por mês, desligue-a da tomada para fazer a limpeza. Só depois de enxaguar os pedriscos e lavar a sua base com água e sabão neutro, encha-a com água nova e retome o fluxo.

4 comentários:

O foco desse blog é em ajudar dando dicas.
Espero agradar de alguma forma. Aceito as críticas construtivas. Estamos todos tentando melhorar. Obrigada por sua visita e por seu comentário.
Beatriz Guimarães