Seguidores

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tapete Acolchoado para Bebê


Sempre pensamos no conforto e bem estar dos pequenos. Achei essa ideia da artesã Skyler, do site Awaiting Ada. Ela criou esse lindo tapete para proteger os pequenos.


Materiais (para o tamanho feito, cerca de 24 × 44, sem o plissado):
16 cores diferentes de tecido de retalho (se você quiser fazer o arco-íris):
1 metro de tecido de baixa qualidade barato para a base (você não será capaz de vê-los)
1 metro  de tecido para o forro (fundo)
1 1/2 metro de tecido de seda para o plissado
Alguns alfinetes
material para encher os gomos

Passo 1: Escolha um monte de tecidos de retalhos que você gosta.


Passo 2: Corte os quadrados 15 x 15 cm, que irão por fora dos gomos. Vamos precisar de 66 quadrados. São 11 de comprimento e 6 na largura. Organize as cores na sequencia que quiser.


Para os de dentro, o tecido mais barato, corte 66 quadrados de 12 cm.


Passo 3: Agora vamos fazer os gomos, todos os 66 deles. Coloque o quadrado do tecido externo com o lado direito para baixo e o quadrado do tecido interno sem essa preocupação. Pegue as pontas e leve até ultrapassar um pouco o quadrado de dentro, prende com alfinete, como demonstra a imagem. Repita o procedimento com todos os quatro cantos.


Faça duas pregas de cada lado do  quadrado prendendo com alfinetes. Em cada lado das dobras deve ir em direção ao outro e fazê-lo de modo que os lados quadrados maiores corresponder-se com os lados do menor de quadrados.


Repita nos quatro lados.


Para melhor visualizar esses passos, assista ao vídeo.

Costurar em torno de seu quadrado com um pouco menos que 2,5 cm de costura para garantir as suas pregas. Deixe um dos cantos abertos (para poder encher), mas tenha certeza que sua emenda vai além das pregas de cada lado.


Agora você pode encher. É tentador enchê-los bem, mas não faça, porque nós vamos ter que costurar os gomos juntos na máquina, e se eles são grandes demais, eles não vão caber. Repita o procedimento com todos os 66 bolhas.


Passo 4:  (não entendi, se alguém puder me ajudar explicando esse passo, por favor, escreva nos comentários)


Pode costurar juntas em fileira de 6.


Depois de ter todos os 11 de suas linhas de 6, você vai precisar unir para costurá-los juntos. É crucial fixá-los antes de você costurar. Eu alinhavo.


Costure todas as suas linhas em conjunto até que todo o lado de cima termine.


Passo 5: Faça um babado para ir em torno de seu tapete. Não é mostrado os passos para fazer o plissado, mas você pode olhar aqui para aprender como fazer um. Corte seis tiras  de seda com 20 cm de largura cada para esse babado. Como demonstra a imagem, coloque preso ao forro do tapete. O babado está preso virado para dentro, para o centro. Para prender use alfinetes.


Conforme a imagem, coloque o tapete com os gomes sobre a mesa, virado para cima. Por cima, coloque o fundo com o babado totalmente embutido, tomando o cuidado para não ficar nada fora do lugar. 


Prenda com alfinetes e , em seguida, costure ao redor. Tenha muito cuidado para não prender o plissado na costura durante este processo. Basta ir lento e manter as mãos entre os alfinetes para endireitar (esticar) o plissado. Deixe uma abertura grande, mais ou menos uns 18 cm, para poder desvirar os lados.


Desvire o tapete. A abertura deixada, costure à mão.


Prontinho!!!


Veja o fundo:

Tutorial  original desse tapete 

Outros trabalhos






3 comentários:

  1. Olá, bom dia!

    Já fiz uma amostra com 4 gomos só para ver como ficava, e descobri que se juntarmos os quadrados "vazios" fica mais fácil e depois podemos encher do modo como quisermos. Mais ou menos cheios.
    Fiz um cortinho no fundo de cada quadrado, enchi com manta acrílica e fechei com costura de mão.
    Ficou muito legal e estou usando como alfineteiro.
    Espero ter ajudado com a explicação.
    Visite meu blog: www.artesdamami.blogspot.com.

    Um grande abraço

    Regina

    ResponderExcluir
  2. Faz um bom tempo que eu estava procurando um PAP deste tapete!!! Acredito que na figura 4, que você disse que não entendeu, a foto mostra como unir os quadrados, não é?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Perla!!
    Acredito que sim.
    Obrigada por comentar.
    Bjs no coração.
    Sonia Beatriz

    ResponderExcluir

O foco desse blog é em ajudar dando dicas.
Espero agradar de alguma forma. Aceito as críticas construtivas. Estamos todos tentando melhorar. Obrigada por sua visita e por seu comentário.
Beatriz Guimarães