Seguidores

terça-feira, 2 de julho de 2013

Faxinando a Casa


Tentarei colocar para vocês ideias de como limparmos os diversos cômodos de nossa casa e seus objetos, roupas, como também aparelhos eletrônicos, eletros domésticos e mais algumas "coisitas" que possam aparecer. Nos comentários, sugiram o que eu poderia trazer a mais e acrescentem mais detalhes ou informações que nos ajudem a manter um higiene para nosso bem estar.


Bicarbonato de Sódio. Ele ajuda e muito, veja:


1. Para deixar panelas e assadeiras brilhando 

Nem precisa esfregar: é só cobrir a região queimada com o bicarbonato, umedecer com água e deixar agir por duas horas - a mancha sai sem esforço. E ainda deixa a superfície brilhante. A técnica vale para vasilhas de alumínio, inox e vidro e também pode ser aplicada em torneiras.

2. Adeus, ralo entupido

Acabe com a gordura que se acumula no encanamento da pia da cozinha e pode causar entupimentos. É fácil: mensalmente, coloque no ralo 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, seguido de 1 xícara (chá) de vinagre (branco ou vermelho). Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente.

3. Poderoso aliado para um carpete cheiroso

Se você tem animais de estimação em casa - ou pouca ventilação e luz natural - e o seu carpete anda com um cheirinho ruim, coloque o bicarbonato numa peneira grande e pulverize. Deixe agir por dez minutos e aspire (não use vassoura, apenas o aspirador, para evitar borrões brancos). Repita conforme a necessidade.

4. Bicarbonato como higienizador multiuso

O bicarbonato de sódio é um bactericida e você pode empregá-lo para lavar tábua de carne, cascas de frutas e legumes, pias, cesto de lixo e fogão. Assim como as esponjas usadas na lavanderia e na pia da cozinha e as escovas de cabelo. Faça a seguinte receita: 3 colheres (sopa) de bicarbonato e 1/2 colher (sopa) de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Deixe de molho por duas horas e enxágue.

5. Para deixar os tecidos claros de novo

Com o tempo, panos de prato, roupas de cama, colarinhos de camisas e roupas brancas de algodão e linho acabam ficando com um tom meio amarelado, que não sai com lavagens simples e dá uma impressão de peças malcuidadas. Resolva o problema fervendo esses tecidos por uma hora. Para cada litro de água, acrescente 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) rasa de sal. Depois, enxágue bem em água fria corrente e seque normalmente. Já as lingeries brancas de náilon podem ser deixadas de molho por uns dez minutos em 1 litro de água com um 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio, depois da lavagem normal. Não enxágue e seque na sombra.

6. Bicarbonato de sódio deixa o banheiro sem mofo

Limpe a cortina de boxe e os azulejos do banheiro com bicarbonato de sódio em uma esponja molhada. O mofo sai com facilidade e demora bem mais a aparecer de novo, mesmo em casas de praia, onde a umidade favorece o problema. Funciona tão bem quanto aqueles produtos de limpeza caros, específicos para isso, com a vantagem de não ter o mesmo cheiro forte e ainda não custar caro.

7. Para ter uma geladeira limpinha

Evite aquele cheiro característico (e desagradável) mantendo uma vasilha com bicarbonato de sódio aberta em uma das prateleiras, num cantinho. Ele absorve os odores durante três meses. Após esse período, troque o produto para renovar suas propriedades de absorção. Você também pode usar bicarbonato de sódio num pano úmido a fim de finalizar a limpeza interna da geladeira e do freezer, pois essa técnica tem efeito bactericida.



Informação:
A água oxigenada (peroxido de hidrogênio) é uma ótima ante bactericida, anti fúngica, anti viral... Para limpar uma cozinha, um banheiro, é tudo de bom. 
Adote pulverizar os colchões para matar o que lá possa existir. 
Ela pura, retira manchas de sangue.
Michelle Leite me faz acrescentar que todas essas propriedades, só se encontra na de 10 volumes...grata amiga.
Ela ainda acrescenta que pode ser usada após a escovação dos dentes. Combate a placa e a cárie. E tb deixa as unhas mais branquinhas...


Limpeza da casa com vinagre

O vinagre é um ótimo tempero para saladas, carnes, pode ser usado para deixar um bolo mais fofinho e outros segredinhos de cozinha.

Mas as utilidades do vinagre não param por aí. Na hora da faxina, ele pode ser um aliado poderoso. O líquido tem ação antibacteriana, serve ainda como um poderoso desinfetante e neutralizante de odores.

Diferente dos produtos de limpeza encontrados no mercado, o vinagre é livre de substâncias tóxicas e tem um custo bem menor. Aliás, muitos dos limpadores comuns contêm substâncias perigosas e que nem sempre são tão eficazes quanto o vinagre.

Reunimos algumas dicas de como fazer a limpeza da casa com vinagre, confira.

Vidros

Use um pano macio para retirar o pó do vidro. Misture três colheres de sopa vinagre em um balde com água morna. Umedeça um pano macio na mistura e torça muito bem antes de passar no vidro. Seque com outro pano e para finalizar, utilize jornal amassado.

Espelhos

Para tirar manchas dos espelhos, misture uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água aplique em uma esponja e passe diretamente. Em seguida, lustre os vidros com um pano ou papel toalha. Outra dica é mergulhar uma folha de jornal amassada no vinagre e passar no espelho, depois limpe com outro jornal e em seguida passe um pano limpo e seco.

Azulejos

O vinagre remove o mofo do rejunte dos azulejos. É só aplicar uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha, deixar agir por duas horas e lavar a superfície com água e sabão.

Tela de TV e computador

Para limpar telas de TV e computador, coloque um pouco de vinagre em um papel toalha macio ou pedaço de papel higiênico. Depois, é só passar na tela.

Paredes

Faça uma solução usando vinagre e água morna em partes iguais e aplique sobre as manchas nas paredes. Esfregue usando um pano macio até que a sujeira desapareça.

Armários

Para acabar com o odor de mofo nos armários, retire os objetos e roupas e deixe dentro do móvel por uma noite um recipiente com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido no líquido.

Tapetes

Acabe com as manchas em tapetes usando água morna com vinagre. Além de limpar, a mistura deixa a cor do tapete mais viva.

Copos e taças

Para deixar copos e taças de vidro brilhando, lave bem com sabão ou detergente neutro e enxague com bastante água. Depois, deixe de molho numa bacia com água quente e duas colheres de sopa de vinagre branco.

Fogão

Aquela sujeira mais pesada, que insiste em ficar grudada no fogão, pode ser removida deixando um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza. Fica novinho em folha.


10 dicas de limpeza fácil da casa

Limpar a casa não é tarefa fácil. Exige muito esforço e tempo e, hoje em dia, a maioria das mulheres não tem um dia inteiro para dedicar à faxina. Como muitas donas de casa precisam diminuir o tempo gasto com limpeza, selecionamos algumas sugestões que facilitam a faxina da casa:

1 – Inicie a faxina pelas áreas da casa que estão mais bagunçadas ou sujas. O ideal é sempre começar a limpeza pela parte mais difícil e deixar o mais fácil para o final. Assim, você aproveita melhor sua energia e terá mais ânimo para limpar o restante da casa quando terminar a pior parte

2 – Mantenha sempre uma rotina de limpeza, assim fica mais fácil perceber qual é a forma mais rápida de organizar sua faxina. Você pode, por exemplo, sempre começar tirando o pó de todos cômodos e depois seguir com a limpeza líquida nestas áreas.

3 – Organize seus produtos de limpeza e guarde-os sempre no mesmo lugar. Na hora da limpeza, coloque todos os produtos que vai precisar em um balde ou outro tipo de container que você possa carregar pela casa. Desta forma, você evita ter que ficar buscando um produto diferente cada vez que for necessário.

4 – Procure utilizar apenas a quantidade necessária de produto de limpeza. Em vez de exagerar no uso de um ou outro produto, tente usar o produto certo para cada tipo de sujeira e de superfície, diminuindo o risco de estragar pisos e outras superfícies por causa do exagero de produto químico.

5 – O aspirador de pó pode ser um grande aliado na faxina. Aspirar sujeiras antes de passar pano no chão facilita muito o trabalho e diminui boa parte do tempo de faxina. Quem tem problemas respiratórios deve evitar ficar varrendo para não subir o pó do chão e, nesse caso, o uso do aspirador é essencial.

6 – Organize-se de forma que a cada limpeza você se concentre mais em um ou dois cômodos a da casa. Por exemplo, em uma faxina você cuida mais da cozinha, limpa a geladeira, organiza os armários e na próxima faxina você se concentra na limpeza dos banheiros. Deste modo, você se cansa menos e mantém os cômodos sempre bem limpos.

7 – Sempre use panos e utensílios diferentes para determinadas partes da casa. Por exemplo, nunca use os panos de limpar banheiro para fazer a limpeza da cozinha e vice-versa. Assim, você evita contaminação. Uma boa dica para não se confundir na hora da limpeza é determinar cores diferentes de pano para cada parte da casa.

8 – Cuidado na hora de limpar cantos muito altos ou muito baixos. Evite ficar se torcendo para alcançar a parte mais alta de armários, em vez disso, use uma cadeira ou uma pequena escada bem firme. Quanto aos cantos mais baixos, o ideal é abaixar totalmente o seu corpo para melhor alcançar estes espaços.

9 – Outra dica para facilitar a limpeza da casa é nunca perder tempo esperando uma área secar ou o produto químico fazer efeito. Em vez de ficar parada, planeje a limpeza de modo que você sempre estará fazendo algo enquanto aguarda um produto fazer efeito ou algo do tipo.

10 – Por fim, a dica mais importante de todas é sempre limpar imediatamente após sujar. Se caiu algo no chão ou alguém entrou com os pés sujos em casa, o melhor é limpar na mesma hora. Depois de um tempo, a sujeira seca e fica mais difícil de ser removida. Além disso, desta forma você mantém a casa sempre mais limpa e mais fácil de ser faxinada, sem deixar tudo para o dia da limpeza.


Para se livrar de mosquitos, basta cortar um limão ao meio e espetar cravos nele. Pronto, irá ter um repelente natural em sua casa.

Repelentes caseiros

Mosquitos são os visitantes mais desagradáveis que podem rondar o nosso lar. Eles transmitem doenças além de causar incômodo e alergia com as suas picadas.

Quem é alérgico a picada de inseto sabe o quanto uma simples picada pode inchar, arder e incomodar bastante. Por isso, é importante se valer de alguns recursos para se livrar desses temidos visitantes.

Existem no mercado diversos tipos de repelentes industrializados, mas quem não gosta de comprar produtos industrializados pode optar por repelentes caseiros para mandar os insetos para longe de sua casa.

A seguir apresentamos uma receita de repelente caseiro que pode ser feita com produtos que você encontra facilmente em qualquer mercado. Seu modo de preparo também é muito prático. O único ponto negativo de fazer esse repelente caseiro é que ele demora quatro dias para ficar pronta, mas vale a pena experimentar fazer a receita em casa.

Repelente caseiro

Este repelente da receita ode ser usado tanto como repelente para aplicar em si mesmo quanto em ambientes. A aplicação do repelente pode ser feita com um borrifador ou com a ajuda de um algodão para passar em partes como cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos. O repelente deve ser reaplicado novamente se você entrar na água (piscinas, rios) ou se suar muito.

Ingredientes

500 ml (1/2 litro) de álcool líquido
10 gramas de cravo-da-índia (1 pacote)
100 ml de óleo corporal com um aroma de sua preferência

Modo de preparo

Junte o álcool líquido e os cravos em um frasco totalmente fechado e que não seja transparente e não permita a passagem de luz, isso é essencial para que o repelente seja preparado da maneira correta;
Deixe a solução que você preparou descansar por quatro dias. Durante esses dias, deve-se agitar o frasco duas vezes ao dia – uma de manhã e uma à noite;
Depois do período de solução, o próximo passo é coar a solução para separar os cravos e o líquido. Os cravos podem ser descartados;
Por fim, acrescente o óleo corporal para dar aroma e agite a solução para misturar.
Repelentes naturais

Existem também alguns repelentes naturais, o que é o caso do cravo, usado na receita acima. Entre esses repelentes também está a citronela, que pode ser extraída da casca de laranja.

O vinagre também pode ser usado como repelente natural, uma vez que seu aroma ácido irrita os insetos como moscas e mosquitos.

Mais dicas para se proteger dos insetos

Outra maneira de proteger sua casa dos mosquitos é deixar as portas e janelas fechadas no final da tarde, horário em que eles mais costumam aparecer. Além disso, deve-se evitar deixar restos de comida e lixos abertos, pois isso pode atrair mais insetos.

Uma opção que também pode ser muito prática para afastar os indesejados insetos da sua casa é usar velas repelentes nos cômodos. Porém, é importante tomar muito cuidado para não causar um incêndio.

Agora que você já conhece diversas alternativas para afastar os insetos, basta escolher qual é a que melhor se encaixa no seu estilo de vida e se ver livre desses pequenos problemas.

- Deixe as meias de molho com água bem quente e suco de 1 limão, por mais ou menos 2 horas
- Depois, lave-as normalmente
Além de limpas, elas ficaram perfumadas!


Fika a Dika de como limpar meias com manchas indesejáveis:

Para tirar as manchas que ficam nas meias com o tempo de uso, não gaste seus dedos, e nem as estrague com produtos fortes. Pegue uma panela com água, coloque dentro fatias de limão e as meias. Deixe ferver por alguns minutos e lave normalmente (pode colocar na máquina de lavar).

Pronto suas meias irão parecer novas.


Mergulhe cascas de laranja em vinagre por duas semanas em um frasco de vidro (vamos reaproveitar) bem fechado, despeje em um borrifador. Use como limpador para superfícies como a pia da cozinha e fogão. Alem do cheiro bom você não usa produto tóxico.

Fika a Dika de como remover mancha de gordura.
Basta esfregar sobre manchas gordurosas o pó de giz, assim absorvendo a graxa, tornando a mancha facilmente removível para lavagem.
Alguém conhecia essa?

Quer deixar o microondas com um cheirinho bom? 
Siga essa dica. Misture 2 xícaras de água e 1 colher de chá de extrato de baunilha em um recipiente próprio para microondas, ligue na potencia alta por cinco minutos. Retire o recipiente e limpe o interior do forno. Qualquer cheiro irá sumir, deixando um aroma agradável, mas tome cuidado com a quantidade, se não o cheiro irá ficar enjoativo.


Outra dica:

Mantenha seu forno micro-ondas limpo

As vantagens e praticidades de um forno micro-ondas são indiscutíveis. Entre elas estão: aquecimento e cozimento dos alimentos com rapidez; sem que eles percam os valores nutricionais, economia de energia e facilidade na limpeza diária da cozinha; pois evita a sujeira das panelas e do fogão, entre outras vantagens.

Temos que tomar alguns cuidados com a maneira com a qual levamos alguns alimentos ao forno micro-ondas, para que toda essa praticidade não acabe em sujeira e mau cheiro.

Confira algumas dicas que podem auxiliar a sua utilização do forno micro-ondas diariamente.

Evite respingos nas paredes

Adquirir uma tampa específica para forno micro-ondas é a melhor dica para evitar espirros e vestígios de alimentos no seu aparelho. Facilmente encontrada em supermercados, essas tampas contém furos que permitem a passagem de ar, evitando assim que os alimentos fiquem com aspecto de “borrachudos”. Outra dica mais prática e rápida é a do papel toalha. Ele tem o mesmo efeito que a tampa específica, basta colocar uma folha de papel em cima da vasilha que vai dentro do forno micro-ondas e pronto.

Se você vai utilizar o aparelho doméstico para ferver líquidos, certifique-se de que a quantidade utilizada fique na marca da metade para baixo do recipiente. Assim quando chegar ao processo de fervura, você não corre o risco de ter o liquido derramado dentro do forno micro-ondas.

Praticidade na limpeza

O ideal para manter o micro-ondas sempre impecável é limpá-lo diariamente, porém também é necessária uma limpeza mais profunda semanalmente. Para a limpeza externa utilize uma esponja macia com algumas gotas de detergente. Em seguida passe um pano úmido. A limpeza interna pode ser feita com um pano molhado e algumas gotas de vinagre. Para completar, retire o prato rotatório, lave com uma bucha e detergente, enxágue, seque e devolva no lugar. Se por algum motivo o aparelho estiver com manchas amareladas, é aconselhado o uso de um algodão úmido com água oxigenada 20 volumes sobre elas.

Como tirar maus odores

Alguns alimentos específicos soltam um cheiro forte quando aquecidos, mas não há com o que se preocupar. Temos algumas técnicas infalíveis para retirar os odores dos alimentos aquecidos anteriormente deixando o forno micro-ondas pronto para novo uso.

Para remover cheiro de comida do micro-ondas, coloque no aparelho uma vasilha pequena e dentro, um copo de água com gotas de limão, deixe na potência máxima por quatro minutos e depois passe um pano seco para retirar o vapor deixado.

Para que o mau cheiro seja totalmente retirado, é necessário o uso de alguns ingredientes específicos. A pipoca de micro-ondas, por exemplo, deixa um cheiro muito forte, mas que pode ser retirada com uma folha de louro em um copo com água aquecida por três minutos em potência máxima.

Cuidados na utilização do forno micro-ondas

Fique atenta aos cuidados na utilização do micro-ondas. Os alimentos tem que ser aquecidos na potência e tempo ideal para não danificar o aparelho. Carnes e batatas são alimentos que necessitam de uma potência e de um tempo maior para o cozimento do que um copo de leite, por exemplo.

Lembre-se também que o aquecimento do forno micro-ondas é feito de dentro para fora, portanto nunca utilize recipientes hermeticamente fechados. Outra dica importante é fazer furos nos alimentos como: ovos, salsichas, tomates e outros se forem cozidos inteiros. Assim o vapor sai de dentro para fora evitando uma possível explosão.

Fika a Dika para RETIRAR CHEIRO RUIM DA GELADEIRA

Faça uma mistura:
· Caldo de 01 limão
· 01 colher de pó de café

No primeiro dia já resolve. Mas se quiser, deixe a mistura na geladeira. Troque a cada 3 dias.
Esse eu também já fiz e resolveu

Dica retirada: http://solucoeslucymizael.blogspot.com.br/

Dica 1: Algodão com essência de baunilha.
Você vai precisar de:

- Um pouco de algodão

- Essência de baunilha para bolos e doces
Como fazer?

Com o algodão, faça uma pequena bolinha e molhe-a com a essência de baunilha para bolos e doces. Depois é só colocar essa bolinha na geladeira e pronto! O cheiro sairá rapidamente.
http://cuidadosdecasa.blogspot.com.br/

GELADEIRA LIMPA E CHEIROSA
Ótimas dicas de Cristina Papazian para limpar e organizar melhor nossa geladeira. Confira no seu blog

CHEIRO E LIMPEZA NA GELADEIRA

ODOR NA GELADEIRA

Para absorver o cheiro dos alimentos, coloque bicarbonato de sódio em saleiros de vidro com tampa de inox e distribua pelas prateleiras. Quando o bicarbonato endurecer, use um palito de madeira para esfarelar a substância.

Vinagre também é um bom desodorizador e deve ser colocado em potes de vidro abertos. O melhor é usar vinagre branco no caso de derramar, não há risco de deixar os outros produtos avermelhados.

Para perfumar delicadamente a geladeira, encha até 1/4 de um copo com essência de baunilha e coloque um cotonete dentro. Ele funciona como um vaporizador, absorvendo a essência e exalando o aroma para a geladeira.

Apesar de muito popular por causa de seu grande poder de absorção de odores, o carvão vegetal não deve ser usado perto dos alimentos porque solta partículas de fuligem com microorganismos que podem contaminar a comida.

Verifique regularmente se não há alimentos vencidos.

LIMPEZA DA GELADEIRA

Desconecte sempre o cabo de força de seu refrigerador da tomada elétrica antes de realizar qualquer limpeza ou verificação
técnica.

Nunca utilize produtos tóxicos, abrasivos ou fibras que danifiquem a superfície do produto.

Para limpar seu refrigerador, utilize uma esponja macia ou um pano umedecido com água e sabão neutro.

Não utilize outros produtos de limpeza para não danificar sua geladeira.

Enxágüe e seque bem com um pano limpo e seco. Para limpar o interior, você pode também utilizar uma solução
de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para 2 litros de água morna.

Para limpar o condensador, utilize uma escova pequena, pano ou esponja, para eliminar o pó acumulado.
Procure fazer esta limpeza pelo menos a cada 6 meses.

A tampa das gavetas duplas de frutas, verduras e legumes é de vidro temperado e possui uma
borda anti-derramamento para evitar que líquidos sujem o interior do produto. O vidro pode ser facilmente retirado da moldura plástica para fazer a limpeza. Coloque a prateleira de molho em água morna por 15 minutos. Seque o excesso de água.

Dicas de receitas naturais e econômicas para limpeza da casa!

http://vidaempaz.wordpress.com/2010/02/01/dicas-de-receitas-naturais-e-economicas-para-limpeza-da-casa/

Soluções Alternativas e ecológicas para limpeza e manutenção diária da casa:

1 Limpar Tudo:
Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura.

2 Desentupir pia:
Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente.

3 Limpar forno: Misture bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre, e passe com esponja. Remova com um pano.

4 Limpar vidro:
Passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal para dar brilho.

5 Desodorizante de ambiente:
4 colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como ótimos purificadores do ar.

6 Para encerar:
Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de suco de limão ou vinagre, e aplique com uma flanela.

7 Para limpar carpete:
Fazer uma solução de água com vinagre branco.

8 Para lustrar móveis: Fazer uma solução de uma parte de suco de limão e duas partes de óleo vegetal. Dê brilho com uma flanela.

9 Desinfetante sanitário:
Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.

10 Limpar prata:
Mergulhar o objeto em um recipiente com água morna, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sal. Dê brilho com um pano macio.

11 Limpar cobre:
Esfregar uma mistura de limão e sal, lavar e secar com um pano bem limpo.

12 Limpar bronze:
O suco de limão clareia qualquer peça de bronze, que deve ser enxaguada em seguida.

13 Limpar objetos dourados:
Utilizar, esfregando, limão ou uma mistura de água e vinagre em partes iguais.

14 Limpar objetos de latão:
Polir as peças com molho inglês e, para conservar o brilho, esfregar azeite de oliva.

15 Limpar fórmica:
Para tirar mancha de tinta esferográfica, e deixar a fórmica limpa, esfregar com álcool ou com uma solução de água com vinagre.

16 Espantar moscas e mosquitos:
Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente.

17 Evitar traças:
Usar cânfora, em vez de naftalina. É tão eficiente e menos tóxica.

18 Afastar pulgas:
Lavar os animais de estimação com água e sabonete (de preferência, feito com óleo de neem, que possui uma ação repelente sem ser tóxica). Enxugar. Aplicar a seguinte solução para manter as pulgas à distância: 2 colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água. Espalhar também pela casa folhas de erva-de-Santa-Maria e poejo.

19 Afastar os parasitas das plantas:
Colocar no liquidificador 3 cebolas, 1 cabeça de alho, 2 pimentas-malagueta e 1 colher de sabão em barra. Bater com meio litro de água e espalhar esta mistura nas plantas. Pode-se também colocar alguns dentes de alho em um pouco de água (se possível, de chuva) e deixar impregnar por cerca de dez dias. Usar, então, em um spray, para pulverizar as plantas.

20 Amaciante de roupas: Ao enxaguar a roupa, colocar meio copo de vinagre branco na última água. Além de amaciar, o vinagre realça as cores e impede que manchem.

21 Pasta de limpeza:
Em vez de desperdiçar os restos de sabão (de preferência, biodegradável), reaproveite-os em uma excelente pasta de limpeza. Basta deixar os restos de sabão de molho em um pouco de água (o necessário para formar uma pasta) e, depois, misturar uma colher de vinagre e duas colheres de açúcar. Está pronta sua pasta de limpeza!

22 Adubo natural:
Um verdadeiro adubo para as plantas pode ser obtido com substâncias normalmente desprezadas e desperdiçadas. A água que cozinha as batatas (sem sal e fria), a água da lavagem do arroz, os restos de chá preto, borra do café – tudo isso funciona como um excelente adubo. Da mesma maneira, as cascas de batata e de cenoura podem ser colocadas diretamente nos vasos para ajudar o desenvolvimento das plantas.

23 Passar bem:
Produtos que facilitam a passagem de roupa contêm, geralmente, muitas substâncias tóxicas e perigosas. A solução feita com uma colher de sopa de polvilho dissolvida em um litro de água cumpre o mesmo objetivo, ao ser aplicada às roupas a serem passadas, sem poluir.

24 Pesticida natural: Ferver folhas de ruibarbo, durante meia hora, em quatro litros de água. Acrescentar uma colher de chá de sabão de coco, para a mistura aderir às folhas e expulsar os pulgões.

25 Tira cheiro: Em um cômodo recém-pintado, o cheiro da tinta fresca desaparecerá mais depressa se deixar no ambiente uma bacia cheia de água com algumas rodelas de cebola ou folhas de laranjeira.

26 Tira ruído:
Se a porta estiver rangendo, faça uma mistura de raspa de grafite (ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha. Coloque aos poucos nas dobradiças, fazendo um movimento de abrir e fechar a porta, para que a mistura penetre bem nas dobradiças.

27 Tira manchas:
Manchas de gordura são retiradas com uma mistura de água quente com sabão e umas gotas de detergente (de preferência, biodegradável). Lavar e, se restar algum vestígio, polvilhar talco e deixar por algumas horas; esfregar um pedaço de cebola também resolve. Manchas de frutas e doces desaparecem com álcool ou vinagre branco, e manchas de tinta de escrever devem ser lavadas com leite. Na falta do leite, também pode ser usado um punhado de sal umedecido com limão e colocado sobre a mancha, lavando-se em seguida. Mancha de café desaparece esfregando imediatamente, e com paciência, uma pedrinha de gelo até que a mancha suma.
28 Tira umidade: Coloque um recipiente com pedaços de carvão no fundo dos armários, ou então pendure pedaços de giz. Sempre com o cuidado de não sujar as roupas.

29Fórmula mágica: A velha combinação de água quente e sabão (de preferência, biodegradável) continua sendo o melhor detergente. Ela limpa pisos de cerâmica, ladrilhos e azulejos, tira manchas de parede e a gordura das superfícies. E, melhor ainda, não ajuda a poluir a Terra.

30 Desinfetante Natural
Ingredientes:- 1 maço de eucalipto;- 2L de álcool de farmácia;- 2L de água fervente;- 500g de cinza de fogão à lenha sem carvão.Modo de Fazer:- Em um balde colocar o eucalipto e em seguida a água fervendo em cima;- Misturar a cinza e o álcool;- Deixar por 12 horas, filtrar e engarrafar.

31 Alvejante de Cinza
Ingredientes:- 2L de água fria;- 500g de cinza de fogão à lenha sem carvão.Modo de Fazer:- Misturar a cinza com a água e deixar cerca de 12 horas, após filtrar e engarrafar.

32 Sabão Caseiro
Ingredientes:- 5Kg de banha ou sebo;- 2L de álcool;- 2L de água fervente;- 1Kg de soda.Modo de Fazer:- Colocar a soda e a água em um balde plástico;- Misturar a banha derretida e por último o álcool;- Mexer sem parar até engrossar;- Despejar em uma caixa de madeira e esperar esfriar par cortar em barras.

33 Sabão a Frio de Limão
Ingredientes:- 4Kg de banha ou sebo derretido;- 1Kg de soda- 1Kg de farinha de milho;- 1 copo de suco de limão;- 10L de água.Modo de Fazer:- Dissolver a soda em 5L de água e misturar o sebo e o suco de limão, tudo em uma vasilha plástica;- Em outra vasilha misturar a farinha de milho com o restante da água (5L) e misturar com os demais ingredientes no balde, batendo até ficar grosso e então colocar em uma caixa, esperar esfriar e cortar.

34 Amaciante de roupas
Ingredientes:- 6L de água;- 1 sabonete ralado;- 100mL de glicerina.Modo de Fazer:- Em uma panela colocar o sabonete ralado e 3L de água a aquecer;- Esperar desmanchar o sabonete e então retirar do fogo;- Acrescentar a glicerina e o restante da água, misturar bem e esperar esfriar para engarrafar.

35 Detergente de Louças
Ingredientes:- 1L de água quente;- 3L de água fria;- 2 barras de sabão de côco ralado ou restinhos de outro tipo de sabão;- 2 a 4 colheres de amoníaco;- Suco de 3 limões.Modo de Fazer:- Colocar o sabão picado para derreter na água quente;- Acrescentar o suco de limão e o amoníaco misturando bem;- Por último misturar com os outros 3L de água pode ser acrescentada essência.

36 Xampu Caseiro
Ingredientes: – 2L de água;- 1 maço de alecrim;- 1 maço de babosa;- 1 maço de salsa;- 1 maço de confrei;- 1 sabão de coco picado;- Essência ou perfume a gosto.Modo de Fazer:- Bater todas as ervas no liquidificador com 1L de água e coar;- Derreter o sabão de coco em mais um litro de água;- Misturar tudo até ferver e está pronto.

37 Base para fazer sabonetes
Ingredientes:- 1 Kg de soda 99°- 5 Kg de sebo de gado – ½ Kg de polvilho doce- 10 L de água. Modo de fazer: 1°) Coloque o sebo a derreter; 2°) Coloque a soda em um balde plástico e adicione 8 L de água mexendo bem até derreter; 3°) Em uma jarra ou litro plástico cortado coloque os outros 2 L de água misture o polvilho doce e mexa até ficar bem sem bolinhas; 4°) Junte o sebo ainda um pouco morno no balde plástico com a água e a soda, mexa bem até misturar; 5°) Junte então a mistura de polvilho com água no balde com o restante dos ingredientes e mexa até misturar e começar a ficar grosso, parecido com cola; 6°) Coloque em uma caixa ou bacia e deixe esfriar, corte em barras se for utilizar como sabão ou pique em pedaços pequenos se for para fazer sabonete.

Facilitando o dia a dia. 
Aquela tábua de corte pode ser melhor higienizada com meio limão. Corte, esfregue para retirar as sujeira dos veios, e deixe descansar por 20 min antes de lavar com sabão.


Fika a Dika de como Limpar pia, bidê e vaso sanitário?
Faça uma pasta concentrada de limão e bicarbonato de sódio, depois, com uma escova apropriada, esfregue a louça do banheiro para remover o limo acumulado.

Fika a Dika para limpar o rejunte.
2 colheres (sopa) de bicarbonato e espremer 1 limão até virar uma pastinha. Aí passo com uma escova de dentes nos rejuntes e deixo por 15 minutos. Após esse tempo lave os azulejos com uma buchinha e uma mistura água sanitária e sabão, esfregando bem os rejuntes. Aí é só enxaguar. Depois de seco ele fica bem clarinho.

Dica da Tati 



MANCHA AMARELA EM AZULEJO




Veja esse vídeo



Fika a Dika ELIMINAR MAU CHEIRO EM RALOS DA COZINHA E BANHEIRO
Veja aqui

Fika a Dika para a limpeza de Ralos e Sifões

• Uma vez por mês, coloque 1 colher de sopa de sabão em pó nos ralos e sifões de todas as pias da casa e em seguida despeje água fervendo. Assim os entupimentos e o mau cheiro são evitados.

• Coloque água nos ralos e sifões quando estiverem muito tempo sem uso, para evitar o mau cheiro da rede de esgoto, principalmente no verão. Limpe a pia de sua cozinha com carinho.

FONTE

Fika a Dika COMO ACABAR COM OS MOSQUITINHOS DO BANHEIRO






Fika a Dika de como não deixar o Espelho embaçado

O vapor do chuveiro quente deixa o espelho do banheiro embaçado, mas você pode evitar isso usando sabão em pedra seco.

1 – Passe o sabão sobre o espelho;

2 – Depois limpe com um pano seco e macio;

3 – O espelho não irá embaçar e você poderá fazer a maquiagem tranquilamente.

Dica: esse truque irá durar aproximadamente sete dias, dependendo do uso. Depois é preciso repetir o método para ter o mesmo resultado.

Dica retirada do livro “Dicas Incríveis”.


Fika a Dika de como desinfetar esponjas

É só colocá-la úmida dentro do microondas, ligá-lo na potência máxima e aguardar de dois a três minutos — tempo suficiente para matar 99% dos micróbios.
Segundo estimativa dos pesquisadores, em míseros dois centímetros quadrados de uma esponja de cozinha podem se alojar — pasme! — até 10 mil bactérias, inclusive a E. coli e a salmonella, acusadas de provocar disenterias.
E mais, não se esqueça de guardá-la em local seco, NUNCA em cima do sabão ou naqueles potinhos bonitinhos de pia, mas que abafam a esponja.

DICA RETIRADA: http://saude.abril.com.br/

DICA+ do Alan Edgar Thisted: Não passe o lado verde (abrasivo) das esponjas em facas pois tiram o fio das mesmas.


Fika a Dika de como nos livrar das formiguinhas que adoram passear cozinha/despensa
1° Mantenha sempre a cozinha e a despensa sempre limpas. 
2° Quando for guardar as compras, limpe a despensa com um pano com álcool ou uma mistura de água e vinagre. 
3° Não deixe alimentos destampados; conserve os frascos de doce, de geleia e de mel bem fechados, guarde os bolos e os biscoitos em caixas fechadas hermeticamente e os restos de comida no refrigerador.
4° Espalhe cravos entre os mantimentos, as formigas não gostam do cheiro do cravo e a despensa ficará com um cheirinho bom (essa dica ja utilizo). Uma outra solução para as formigas não entrarem em sua casa é plantar pés de hortelã perto das portas de sua casa. A minha mãe faz uma solução com álcool e cravo e deixa descansando uns 2 dias, e usa para passar na pia e na mesa.
5° Só utilize inseticidas anti formigas em último caso.

Com o tempo, algumas peças de roupa branca vão ganhando uma mancha amarelada, as vezes até dura, por conta do uso do desodorante, não é verdade? As camisas dos homens, principalmente. Mas existe uma receitinha prática e barata que pode te ajudar em casa. Tome nota!

Prepare uma mistura de: 

1 litro de água

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de suco de limão

Deixe a roupa, principalmente a área com a mancha, nesta mistura por aproximadamente uma hora. Enxágue bem e lave normalmente.

Se ainda assim a mancha não sair, prepare uma nova mistura:

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de vinagre branco

Aplique apenas na mancha deixe agir por 30 minutos e depois lave a peça

Obs.: Se a mancha for muito antiga e a camisa já foi lavada e passada muitas vezes, há o risco da mancha estar fixada ao tecido. Substitua a marca do desodorante, isto está ocorrendo porque este desodorante não é compatível ao seu organismo.

Dica retirada do livro “Dicas Incríveis”.


Fika a Dika DESENCARDIR ROUPAS BRANCAS E RETIRAR O AMARELADO


Deixar de molho em água quente suficiente para cobrir a roupa

Acrescente para cada 5 litros de água

· 01 copo de álcool

· 02 colheres de sopa de bicarbonato

· 02 colheres sopa de sabão em pó ou sabão de coco



Dicas de como lavar roupas pretas do Decora Casa:
- Se as roupas pretas tiverem com pelos e “fiapo” antes de lavá-las você pode escová-las com uma escova macia para não danificar a fibra do tecido, muitas vezes são apenas resíduos de lavagem que saem facilmente após serem escovadas.
- Para evitar um maior desbotamento uma regra básica é jamais deixar as peças muito tempo de molho.
- Sempre lavar separado de peças que soltam pelos e “fiapos”, como por exemplo, as toalhas de banho.
- Secar sempre ao abrigo do sol e em local ventilado. Não exponha a roupa ao sol, isso pode acelerar o processo de desbotamento.
- No varal evite pregadores de roupa que podem causar marcas indesejáveis nas pontas das peças, apenas coloque a peça do avesso sobre o varal, sem pregadores.
- Na hora de passar leia com atenção a recomendação da etiqueta para usar a temperatura ideal para o tipo de tecido.
- Utilize desodorantes específicos que evitam acúmulo de resíduos. - Você também pode esperar o desodorante secar completamente antes de vestir uma peça preta para evitar aquele esbranquiçado.

Dicas para lavagem de roupas do Decora Casa:
. Dica de ouro para manchas: tire o mais rápido possível. Se passar a ferro a mancha, ela fixa.
. Não pendure nada de ponta cabeça porque atrasa a vida Na verdade, não deixe a área mais pesada da peça embaixo, acumulando água
. Feche os zíperes das peças para lavar, abra os zíperes das mesmas para secar
. de lavar? Saída máquina? Vamos sacudir as peças – seca mais rápido, melhora para passar, tudo de bom
. Pendure as peças pelos cós e costura, para não ter marcas de pregadores
. Todas as peças abertas para secar mais rápido (zíperes, botões)
Lave as meias pelo avesso também para limpá-las da transpiração dos pés
. Tempo máximo de molho de uma roupa: 2 horas!
. Para saber se uma roupa vai soltar tinta, faça o teste da firmeza de cor: borrife um pouco de água sobre a peça, coloque um retalho branco sob ele e passe o ferro quente. Se soltar cor, vai soltar na lavagem.
. Não pendure as toalhas pelas bordas, pois elas podem deformar. . Coloque-a, dobrada ao meio, sem pregadores.
. Pendure as meias com o cano para baixo, o prendedor pode estragar o elástico
Assista o vídeo

Fonte

Cuidados com a secagem das roupas

Costumamos nos preocupar muito com a lavagem das roupas e os cuidados que devemos tomar durante o processo todo. Pequenos descuidos podem danificar ou manchar as roupas. Entretanto, a segunda parte do processo de limpeza das roupas também deve ser feita com cautela.

Cuidados na hora de colocar as roupas para secar pode evitar manchas e aquelas rugas impossíveis de tirar ao passa-las. Sendo assim, confira as dicas a seguir e capriche também na hora de colocar as peças para secagem.

Após a lavagem, antes de estender a roupa no varal, tente esticar a peça dando a ela seu formato original, como o formato de quando está passada. Por exemplo, as camisas e camisetas podem ser chacoalhadas até perderem as rugas maiores e ficarem no formato normal.

Quanto às calças, sugere-se puxar e “bater” as pernas para desenrugar. Esse cuidado garante maior facilidade e rapidez na hora de passar a roupa, você vai perceber que muitas delas nem precisarão ser passadas.

Ao estender, prefira colocar suas roupas para secar à sombra. Assim como as peças brancas podem ficar amareladas ou manchadas, as peças com cor podem desbotar, perdendo sua beleza e diminuindo seu tempo de conservação.

Quando for pendurar as peças no varal, tome cuidado ao colocar o pregador na roupa. Escolha um local onde a marca não ficará evidente ou não será difícil de tirar passando com o ferro. Prefira também estender a roupa de maneira que ela fique mais livre para secar. Por exemplo, não pendure toalhas de banho dobradas e sim estendidas e com pregador nas duas pontas.

Outra dica para facilitar a vida de quem lava sua própria roupa é estender camisetas, blusas e camisas diretamente em um cabide. Desta forma elas secam mais rapidamente e com menos rugas. Se forem peças que não precisam passar muito, usando esta técnica é possível que nem seja necessário passa-las.

Dicas de secagem para cada tipo de tecido

Algodão: Roupas de algodão podem ficar amassadas com facilidade, sendo assim prefira pendurá-las na melhor posição para evitar que isso aconteça. Apesar de serem mais resistentes, as peças em algodão devem ser secadas preferencialmente à sombra.

Tecidos sintéticos: Por serem mais resistentes, estes tecidos podem ser pendurados no varal na vertical sem que as peças se deformem. Entretanto, sugere-se secagem à sombra.

Seda: Peças em seda devem ser secadas à sombra e penduradas com extremo cuidado. Não use pregos de madeira para não danificar os fios de seda. Prefira pendurar usando pregadores de plástico e cabides.

Lã: As peças de lã são sensíveis e se deformam com facilidade quando penduradas na vertical, por isso, o ideal é deixa-las estendidas na horizontal à sombra em um local com grande ventilação.

Couro: Roupas de couro devem ser secadas à sombra e em posições que não deixem o material desajeitado. Jaquetas, por exemplo, devem ser penduradas direto no cabide. Lembrando que se a roupa de couro secar torta será muito difícil desamassá-la.

Seguindo as dicas você poupa trabalho na hora de passar as roupas e ainda de quebra economiza energia elétrica. Outro benefício de tomar cuidado ao estender a roupa para secar é que a sua conservação se prolonga por mais tempo.



Os atuais desodorante antitranspirantes, sejam eles rollon, spray ou jato seco deixam nossas roupas, embaixo das axilas, escuras como se estivessem molhadas, esbranquiçadas ou amareladas.

O produto entranha nas fibras do tecido reage com o sabão e o calor do ferro e forma uma crosta difícil de remover, mas não impossível.

Abaixo você confere algumas receitas para remover essa mancha danadinha.

IMPORTANTE:

FAÇA SEMPRE A PRE LAVAGEM DAS ROUPAS – REMOVENDO AS MANCHAS
SABÃO EM EXCESSO + MANCHA NÃO REMOVIDA + FERRO = CROSTA DIFÍCIL DE REMOVER

MANCHAS ESBRANQUIÇADAS RECENTES

Misture e aplique sobre a mancha

1 colher de sopa de bicarbonato
1 colher de sopa de água e aplique sobre a mancha

O tecido deve estar seco!Deixe agir por 5 minutos, enxague em água corrente

Em casos onde o desodorante formou uma pasta dura, enxague com água morna.

Depois de remover a mancha de desodorante lave normalmente na mão ou coloque na lavadora de roupas com sabão de sua preferência, recomendo o sabão de coco.

misture: 1 colher de bicarbonato + 1 colher de água

aplique sobre a mancha

deixe agir por 5 minutos e depois enxague

MANCHAS ESCURAS COMO SE O TECIDO ESTIVESSE MOLHADO
RECEITA 2: LUSTRA MÓVEL + DETERGENTE

Misture em um potinho:

01 colher de lustra móvel
01 colher de detergente

Aplique a mistura sobre a mancha e deixe agir por 15 minutos
Esfregue com escovinha
Enxague

Fonte: Passo a passo com fotos no BLOG DONA PERFEITINHA

RECEITA 3 – ÁGUA OXIGENADA COM  20 VOLUMES OU MAIS
Com a peça ainda seca, aplique a mistura abaixo:

Aplique água oxigenada em uma esponja limpa

Esfregue sobre a mancha de desodorante

Deixe agir por 5 minutos, enxague com água morna

Esfregue o local com sabão de coco, enxague

Depois lave toda a peça normalmente na mão ou coloque na lavadora de roupas.

IMPORTANTE – EM TODOS OS PROCEDIMENTOS

A peça de roupa deve estar seca
Sempre retire resíduos de suor e desodorante (com as receitas acima) antes de lavar com sabão.
Os procedimentos podem ser realizados em roupas sintéticas ou de fibras naturais(algodão, linho,lã natural) em roupas brancas e de cor.


A RECEITA ABAIXO REMOVE:

MANCHAS MUITOS ANTIGAS
MANCHAS MUITO FORTE
MANCHAS QUE JÁ FORAM PASSADAS A FERRO VÁRIAS VEZES

SEMPRE FAÇA O TESTE EM UMA PEQUENA ÁREA PARA VERIFICAR COMO O TECIDO REAGE.

APLIQUE A MISTURA EM UMA PARTE PEQUENA DA MANCHA, USE UM COTONETE. SE O TECIDO NÃO DESBOTAR FAÇA NO RESTANTE.

Fonte: **Prof. Vladmir Valério – Quimico – Senai Textil – Brás – SP 



FASE 1: RETIRAR PARTE DURA – CROSTA CAUSADA PELO DESODORA


02 colheres de removedor ( Varsol ou Similares ou Querosene doméstico)
02 colheres de solvente de tintas
01 colher de lustra móveis
Misture bem e aplique sobre a mancha – Deixe de molho por 10 minutos – esfregue com escovinha – movimentos de vai e vem até dissolver a crosta (cera).
Enxague para retirar os solventes


FASE 2: RETIRAR O AMARELADO


01 colher de multiuso limpeza pesada
01 colher de água sanitária ou água oxigenada (para roupas de cor) 20/30 ou 40 volumes.
Misture bem e aplique sobre a mancha -Deixe de molho por 10 minutos – esfregue com escovinha – movimentos de vai e vem até dissolver o amarelado .

Fonte: **Prof. Vladmir Valério – Quimico – Senai Textil – Brás – SP


CLIQUE E CONFIRA - COMO NEUTRALIZAR CHEIRO DE SUOR DAS ROUPAS
Soluções práticas para o seu dia a dia!
Lucy Mizael
(27) 8167-3414


LAVAGEM IDEAL

Além do auxílio da etiqueta, alguns cuidados na hora da lavagem conservam ainda mais a roupa.
A organizadora pessoal Cristina Papazian orienta:

1- Separar as roupas por cor (claras/escuras)

2- Fechar os zíperes, abotoar os botões e virar os bolsos do avesso para tirar a sujeira.

3- Tratar as manchas na pré-lavagem. Embeba completamente a área com uma pasta de sabão em pó ou detergente e esfregue suavemente para o produto penetrar o tecido. Deixe as peças previamente de molho.

4- Não sobrecarregue a máquina. Misture itens grandes e pequenos em cada carga para melhor circulação de água.

5- Lavar as peças íntimas somente à mão. Para roupas delicadas utilize um detergente suave. Dissolva-o na água morna ou fria antes de adicioná-lo às roupas. Deixe-as de molho de 3 a 5 minutos. Tome cuidado para não esfregar, torcer ou apertar excessivamente. Enxágue as peças em água fria.

DICA: Os benefícios do vinagre na lavagem de roupas

1. Cheiro de mofo;
2. Manchas de roupas coloridas;
3. Manchas amareladas de peças brancas;
4. Manchas provenientes do suor;
5. Alternativa ecologicamente correta.

Fika a Dika de Como acabar com o cheiro de cigarro da casa

Quanto menos química na hora da limpeza, melhor. Livre-se do odor desagradável do cigarro com soluções feitas a partir de ingredientes que estão na sua despensa!

Em tapetes e carpetes ingredientes

Ingredientes

· 1 xíc. (chá) de bicarbonato de sódio

· 3 gotas de óleo essencial de lavanda*

Modo de fazer

Em uma bacia, misture o bicarbonato e o óleo essencial. Polvilhe a mistura sobre o tapete e deixe repousar por aproximadamente 4 horas. Remova os resíduos com o aspirador de pó.

Nas paredes

Ingredientes

· 1 xíc. (chá) de vinagre branco

· 3 xíc. (chá) de água

Modo de fazer

Misture o vinagre e a água. Umedeça um pano macio na solução e passe-o nas paredes. Deixe secar. Finalize com um multiuso de sua preferência.

TEXTO da revista ANA MARIA


Fika a Dika de Como acabar com o mofo
7 dicas para você detonar as manchas esverdeadas em armários, paredes, banheiros, tecidos e mais!
Paredes com manchas esverdeadas denunciam a presença de muita umidade em seu lar. Mas isso nem sempre significa que uma obra chatésima vem aí. Com truques rápidos e simples, você ameniza o problema.

7 dicas para detonar o mofo 



1. Aumente a ventilação dos ambientes

Quando o ar circula bem, ele ajuda na evaporação da água e evita a formação de manchas. Daí é essencial, por exemplo, deixar as janelas abertas e evitar objetos que abafem o ambiente, como cortinas, tapetes pesados e móveis encostados na parede.



2. Armários

Passe pano embebido em solução de água com vinagre (meio a meio). Para conter a umidade, ponha no armário um saleiro de inox com bicarbonato de sódio. Sempre que o pó empedrar, troque-o. Também dá pra usar giz de cal (o mesmo da sala de aula).


3. Paredes
Retire as manchas com uma solução de sabão em pó diluído em água sanitária e cloro (meio a meio). Encharque um pano e passe no local.

4. Banheiros
Friccione a metade de um limão sobre o limo até a mancha sair. Depois, enxágue com muita água.

5. Cortinas de banheiro
Deixe-as de molho em uma solução de água salgada (4 colheres de sopa de sal para 1 litro de água). Depois, lave-as normalmente.

6. Rejuntes de azulejo
Esfregue uma mistura de água com maisena (4 colheres de sopa de maisena para 1 litro de água). Tira o mofo e ainda dá brilho!

7. Tecidos
Se forem coloridos, mergulhe-os no leite fervente até a mancha sair. Depois, lave com água morna e vinagre branco. Já os tecidos brancos devem ficar em água quente com sal, até esfriar. Na mancha, aplique suco de limão e sal, exponha ao sol por cerca de três horas e enxágue bem.



Giz, carvão e vinagre são aliados no combate ao mofo; veja dicas simples

FAÇA SEU ANTI-MOFO E ECONOMIZE DINHEIRO
Sabe aquele anti-mofo que compramos no supermercado e um só não resolve muito? Então, vc pode perfeitamente fazer este refil em casa.
Veja a dika de Cristina Papazian 
Fika a Dika para Acabar com o cheiro de xixi dos animais

Ter gato ou cachorro é uma delícia. Eles dão amor, carinho, atenção… Mas às vezes também dão “presentinhos” não tão agradáveis – e em lugares errados, certo? Veja o que fazer para acabar com o cheiro de xixi do pet na casa.

Ingredientes



· Bicarbonato de sódio



· Vinagre branco



· Água


· 1 col. (chá) de detergente líquido para máquina de lava-louças

· ¼ de xíc. (chá) de água oxigenada

Modo de fazer

Umedeça a área afetada com uma solução de 1 parte de vinagre branco para 1 parte de água (a quantidade vai depender do tamanho da área afetada pelo mau cheiro). Cuide para que a mistura penetre em toda a superfície.

No caso de tapetes ou carpetes, deixe-os encharcados e espere até que sequem completamente. Depois que a superfície estiver seca – você pode usar um secador de cabelos para acelerar o processo –, disponha uma camada generosa de bicarbonato de sódio sobre a região afetada. Misture a água oxigenada e o detergente para máquina de lava-louças em um recipiente e aplique a solução no local esfregando com uma escova. Deixe secar e finalize com o aspirador de pó.


Parece boba, mas essa dica é bem legal.
Dessa forma atingimos locais de difícil acesso.

Você tem um bichinho de estimação que adora, mas que deixa seu sofá e poltronas cheios de pelos?
Olhe que boa dica:

Coloque em uma luva de borracha úmida, dessas de lavar louça, e passe a mão sobre o pelo que está no estofado.
O pelo ficará agarrado na luva.
Depois é só enxaguar a luva no tanque (com o coletor de drenagem no local).

Limpe os orifícios do chuveiro que foram obstruídas com depósitos de minerais ou ferrugem, use vinagre branco puro (100% ecológico).

Coloque 1/4 a 1/2 xícara de vinagre em um saco plástico de alimentos de forma a deixar toda a parte de baixo do chuveiro mergulhado no líquido. Prenda com um elástico (como na foto). 
Deixe descansar por no mínimo 2 horas durante a noite, em seguida, enxaguar e 
lustrar o equipamento para um acabamento brilhante.

Esse é rápido........Como limpar chuveiros não elétricos.
Amarre um saco plastico com produtos de limpeza (ex: água sanitária, vinagre...), depois abra um pouquinho o chuveiro para entrar água e prenda com elástico, deixe de molho por alguns minutos.



Esta é muito boa, já experimentei e funciona mesmo!
Para limpar o ferro na parte de baixo, que fica sujo depois de algum tempo, passe o ferro quente (sem vapor) sobre um pedaço de papel comum salpicado com sal.


A criançada em casa nas férias deixou suas paredes riscadas?
É fácil resolver: 

Polvilhe, em uma esponja úmida, bicarbonato de sódio e passe na parede. 
Serve para apagar lápis de cera, lápis comum e tinta de canetas em superfícies pintadas.

 Outra dica

Pra tirar os riscos de lápis da parede, lance mão de um desengrimpante (que pode ser o WD40 ou o genérico).

Como tirar tinta de caneta de boneca deixando-a como nova.

Com a pomada Acnase (pomada para cravos e espinhas), passe nas áreas aonde há manchas de canetas, coloque a boneca no sol por 3 horas. Depois é só tirar os resíduos das manchas com um pano úmido e só a boneca estará linda novamente.


Para tirar graxa das mãos faça uma mistura de açúcar e água e esfregue bem.
Sai tudinho!

Receita de lustra-móveis 

Essa dica funciona muito bem. 
É excelente para quem tem problemas de alergia com cheiros de produtos de limpeza.


SUPER DICA - 
Recebi essa dica de Soninha Mattos Mattos:
"Uma boa dica é substituir o lustra móveis pelo amaciante de roupa!Pode ser passado ´puro nos móveis. Tb diluo mais ou menos uma tampa na água para passar em pisos frios, a casa fica cheirosa e o chão com brilho! Depois que limpo toda a casa esborrifo um pouco do amaciante nas cortinas, fica um cheirinho muito bom na casa!"
A imagem que usei é só ilustrativa...use o amaciante que desejar... eu mesma uso o Mon Bijou e esse nas roupas de cama e banho.


Você sabia que a casca da laranja espanta insetos?
Pode utilizar dessa forma!


Muito prático para pegar insetos, mosquinhas e bichinhos que aparecem neste época de calor.



Você vai precisar de:
5 copos de água;
1 sabão em pedra;
3 colheres de sopa de vinagre.


Modo de preparo:

Rale o sabão e coloque no fogo com a água. Acrescente o vinagre. Deixe desmanchar tudo.

Vai ficar um líquido. Deixe esfriar um pouco e distribua em potes individuais. Vai virar uma pasta.




A amiga CRISTINA DANTAS, deixou uma dica para nós de como limpar AÇO INOX. Ela colocou suas panelas, talheres, tudo dentro de água com cloro e um pouquinho de detergente, por uma hora de molho. Depois lavou normalmente e o aço ficou limpinho e brilhante. Ainda não fiz. Vou fazer e volto para dar meu depoimento.

FIKA A DIKA DE COMO LIMPAR PANELAS DE INOX - RENOVAR BRILHO E RETIRAR MANCHAS:


Basta misturar vinagre de álcool branco e bicarbonato em partes iguais:
· 01 colher de vinagre
· 01 colher de bicarbonato de sódio


Depois é só passar a mistura nas panelas para que as mesmas fiquem brilhando! 


11 copos americanos de água (1 litro e 750 ml)

1 sabão em barra amarelo ralado

3 colheres de vinagre



Levar ao fogo com até dissolver o sabão.



Deixar esfriar.






Essa dica que vai deixar o box dos seus banheiros sempre brilhantes e sem 
aquele acúmulo de resíduos de sabonete, xampu e demais.

Adicione:
1/2 xícara de amaciante de roupas

1/4 de xícara de água morna

Use para limpar a espuma e os restos de sabonete das portas do box, e depois passe uma esponja mergulhada em vinagre branco para dar brilho.



Cera automotiva com silicone nas portas de vidro.

A cera permite que os “resíduos” escorram ao invés de grudarem nas portas de vidro.





DICA para facilitar a limpeza de azulejos, pisos e rejuntes

Faça uma mistura de:
½ xícara (chá) de vinagre branco;
1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio;

½ xícara de amônia em um litro de água.



Misture em um borrifador e veja se agora o seu piso e azulejos não vão brilhar!



Atenção:

1. Ao fazer a mistura, utilize luvas de borracha e não respire diretamente sobre o produto. O ideal é usar máscaras protetoras.


2. A amônia é um produto químico forte, por isso tenha cuidado ao manuseá-lo e ao guardá-lo: deixe-o longe do alcance de crianças e animais domésticos e do calor intenso.

3. Enxágue bem depois de aplicar qualquer produto de limpeza, senão o produto continua agindo e pode danificar o local.

4. E lembre-se: para manter seus azulejos limpos, sem precisar de uma nova faxina do tipo “pesada”, é preciso criar o hábito de limpá-los semanalmente, junto com a limpeza geral do banheiro.

5. Quanto mais tempo demorar para retirar a gordura e a umidade acumuladas, mais difícil fica o seu trabalho.


DICA: Para limpar sua máquina de lavar roupas -> um litro de vinagre branco na máquina e execute um ciclo completo.

Os resíduos de sabão em pó e amaciante acumulados prejudicam o funcionamento da máquina.
Basta colocar 1 vez por mês 1 litro de vinagre branco na máquina e executar o ciclo completo. Pronto sua máquina de lavar esta pronta pra outra.



Como tirar mau cheiro e ácaro do colchão.
Basta misturar água, álcool, vinagre branco e desinfetante e borrifar o líquido no colchão. 


LIMPANDO O SOFÁ

Andei a pesquisar pela web, dicas simples para limpar o tecido da poltrona da sala, e encontrei este vídeo que mostra como limpar manchas e nódoas nos sofás, usando apenas água fria e vinagre branco.

No vídeo  parece resultar bastante bem, e parece que não fica qualquer odor a vinagre. Além do mais (e caso funcione) é uma solução barata e ecológica.

Já há quem use vinagre em toda a limpeza da casa, e eu encontrei uma outra receita cujos ingredientes são: água, sal, limão, vinagre branco e bicarbonato de sódio. Neste vídeo, podem encontrar-se as quantidades e a forma de usar, que é muito prática: em spray.



Dica para deixar os pincéis novinhos: deixe por 30 min de molho em vinagre quente, depois lave com água e sabão. Simples assim, a tinta antiga será removida e as cerdas serão suavizadas!

Limpando a geladeira.
Use bicarbonato de sódio. Não danifica nada, tira o cheiro que por ventura houver, limpa perfeitamente e é rápido. Pode-se deixar saches dentro da geladeira para evitar possível mau cheiro.

Roupas mais limpas na máquina de lavar:
Essa dica me foi passada pela amiga Angela Begrow Siebeneichler.
Colocar tampas plásticas dentro da máquina. Colocar normalmente as roupas, sabão água... vai haver o atrito com as roupas e assim retirando a sujeira. 
Existe uma esferas de borracha própria para isso. Mas a nossa amiga teve essa ideia, comprovou e nos passou.
Obrigada por sua contribuição Angela Begrow Siebeneichler. 

Para limpar sua sanduicheira, omeleteira, grill... : com eles desligados, coloque uma folha dupla de papel toalha molhada entre a tampa e a superfície. O calor faz limpar a churrasqueira e transferir para o papel toda a sujeira. Retire a toalha e limpe com outra toalha de papel seca. 

Para apagar manchas de copo dos móveis, passe maionese.

Para deixar bem limpinho e sem cheiro algum, jogue um copo de bicarbonato de sódio no vaso e deixe agir por 1h.

Para limpar as torneiras encardidas, basta mergulhar toalhas de papel no vinagre e enrolar nelas. Deixe por 1h e depois limpe com uma bucha. 

Para deixar seu banheiro tinindo na limpeza, basta fazer uma mistura de 1/ 4 de bicarbonato de sódio, 1/ 2 xícara de vinagre e 2 xícaras de água quente. Deixe agir por uns 15 min.

Vc sabia, que passando o rodo que usa nos vidros, no tapete ou móveis, vc retira todos os pelos de animais?

Para manter as frutas e legumes limpos, mergulhe-os em uma proporção de 1:4 de vinagre e água, para ajudar a eliminar toxinas e pesticidas.

Seu ralo está com cheiro ruim?
Para eliminar, use uma mistura de 1/2 xic de suco de limão e 1/2 xic de bicarbonato de sódio. Primeiramente vc vai aquecer o suco de limão por 30 seg no microondas. Depois vá acrescentando lentamente o bicarbonato (vai borbulhar) e misture bem. Jogue no ralo de depois despeje água quente para eliminar a sujeira. Faça semanalmente. Se continuar o odor, repita o processo.

Fonte

Para deixar seus pinceis de maquiagem limpos, use uma colher de sopa de vinagre branco em um copo de água quente, deixe 20 minutos de molho, seguido de um quente, depois frio, lave e seque. Vai tirar a gordura e desinfeta.

Achei essa ideia de que colocando um saco cheio de água, funciona como repelente para moscas, mosquitos... Leiam mais sobre aqui


Para afastar aranhas de garagens, cantos da casa, coloque um pouco de óleo de hortelã-pimenta em borrifador com um pouco de água e pulverize os locais onde elas aparecem.

Para termos um forno bem limpo, use bicarbonato de sódio com vinagre.

Veja aqui

Querendo limpar o piso e o rejunte, deixe de molho por alguns minutos antes de lavar com essa mistura de água, 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, 1/3 xícara de suco de limão e 1/4 de xícara de vinagre.

Aprenda a fazer um repelente caseiro.

Veja aqui

Para retirar essas manchas de água do cromado, passe limão.


Aprenda a fazer sabão de garrafa com menos óleo de cozinha na garrafa pet:

SABÃO DE GARRAFA! 

Sabe aquele óleo de cozinha que muita gente joga na pia da cozinha ou coloca no lixo? A pro-lar ensina a fazer tranquilamente um sabão caseiro para usar e presentear vizinhos e amigos; tudo isso usando apenas uma garrafa pet, óleo de cozinha usado e soda cáustica. Confira!

■ uma garrafa pet de 2 litros
■ funil
■ 1 litro e 200 ml de óleo de cozinha coado
■ 200 ml de água
■ 200 ml de soda cáustica líquida

Preparo – coloque dentro da garrafa com a ajuda do funil, o óleo, a água e a soda. Mas lembre-se de que deve ser nesta ordem e o óleo filtrado em um guardanapo de pano, antes de ser utilizado.

Caso queira adicionar 20ml de essência, misture a essência na água antes de colocar na pet (pode ser diluído um desinfetante com a essência da sua preferência). Tampe bem apertado e agite a garrafa por cerca de dez minutos. Deixe descansar por vinte minutos e com muito cuidado abra a garrafa, lembrando de manter um distância do rosto. Abra aos poucos para que ocorra a liberação de gases que se formaram dentro da garrafa e não tampe novamente. Deixe descansar por três dias, corte a garrafa em fatias ou corte o plástico da garrafa para depois fatiar o sabão.


Sabão caseiro: Feito com óleo usado........A natureza agradece!!!!!!!!

RECEITA: SABÃO CASEIRO

2 litros de óleo usado (frio)

1/2 kg de soda cáustica

750 ml de água

1 copo de água sanitária

1 copo de desinfetante

1 copo de sabão em pó

Dissolva num balde a soda na água, com um cabo de vassoura.(USE LUVAS!!!)
Misture o óleo frio,e o restante em outro recipiente,adicione a soda diluida e mexa por aprox. 30 min, ponha em caixinhas de leite cortadas e em alguns dias voce terá um sabão super eficiente e cheiroso!
O segredo está em MISTURAR BEM OS INGREDIENTES!!!!(+ou- 30 minutos)

Rende aproximadamente 15 barras .

Sugestão:
Cortar vária caixinhas de leite (com 5 cm de altura) e fazer vários sabões.Assim,quando endurecer, a barra já estará pronta e é só tirar das caixinhas e guardar a produção.(ou deixar nas caixinhas)...


Faça os seus difusores e reaproveitem os vidrinhos de perfumes.
PAP


Achei uma dica ótima para limparmos o ventilador de teto sem que caia toda aquela poeira na nossa cara. Use uma fronha!!!! Isso, uma fronha. Coloque a pá dentro da fronha e tire a sujeira, de maneira que fique tudo lá dentro. Depois é só sacudir e lavar a fronha, claro.


Veja essa dica de como melhorar a aparência da madeira com vinagre e óleo de canola. Super barato: use 3/4 de xícara de óleo, adicione 1/4 de xícara de vinagre branco ou vinagre de maçã, misture-o em um frasco, em seguida, esfregue-o na madeira. Você não precisa limpá-lo, a madeira absorve.

Quer pisos brilhantes e utensílios de aço inoxidável? Experimente esta receita ...
1 copo água,
1 copo vinagre,
1 copo álcool
2-3 gotas de sabão de lavar louça

Para restaurar um CD danificado, aplique um pouco de pasta de dente simples (não gel) com um cotonete e esfregue em uma linha reta do centro do CD para fora, cobrindo todos os riscos. Depois retire lavando com água.

Aquele recipiente plástico que ficou com cheiro desagradável, não precisa ir para o lixo.
Coloque uma ou duas folhas de jornal dentro do recipiente e deixe por uma noite. O cheiro sai todinho!


Como tirar manchas do box

Quem cuida da manutenção da casa sabe que o banheiro precisa estar sempre limpo e impecável. Limpá-lo pode não ser fácil, mas nada como alguns truques para poupar seu tempo e facilitar a tarefa.

Para a faxina do banheiro ficar completa, é preciso dar uma atenção especial ao boxe. O vidro e o acrílico são os materiais mais usados para as portas dos boxes e necessitam de cuidados diferentes na limpeza.

O ideal seria secar o boxe imediatamente após o banho, já que o contato com shampoos, cremes, sabonetes e outros produtos utilizados, além da oleosidade natural do corpo humano, acabam causando manchas.

No entanto, como isso é praticamente impossível, o melhor é apostar em algumas dicas que tornam a limpeza do boxe mais eficaz.

Boxe de vidro

A primeira dica sobre como limpar boxe de vidro é não utilizar produtos ácidos, com cloro ou água sanitária. Tente remover as manchas com a dobradinha água e sabão, mas caso não seja suficiente, aposte em água quente com vinagre branco. Use uma esponja macia para esfregar a mistura e, em seguida, seque o vidro com um pano limpo e macio.

Outra receita infalível é misturar detergente com álcool. Para usá-la, primeiro é preciso jogar água quente no local das manchas e depois, com uma esponja, aplicar a mistura. Depois é só enxaguar com água fria e deixar secar naturalmente.

No caso das manchas que se formam na parte de baixo do vidro e tem um aspecto engordurado, é preciso usar primeiro sabão ou detergente e um produto que elimine a sujeira acumulada, que pode ser álcool ou limpa-vidros.

Boxe de acrílico

As dicas de como limpar boxe de acrílico são mais simples. O ideal é usar um pano limpo embebido em água e sabão ou detergente neutro e depois enxaguar. Manchas de sabonete e gordura podem ser removidas com a mistura de uma xícara de amaciante em água morna.

Jamais utilize esponjas abrasivas, palha de aço, nem com solventes minerais, tais como álcool, querosene, thinner para não danificar o material.

Como limpar a máquina de lavar roupas

Engana-se quem acha que só porque a máquina de lavar deixa as roupas limpas e perfumadas, ela também não precisa de uma higienização tanto na parte interna como na externa. A máquina de lavar roupas precisa ser limpa de dois em dois meses para retirar o sabão em pó, amaciante ou até mesmo fiapos de panos ou tecidos que ficaram grudados no interior do eletrodoméstico.

Fazer isso não leva muito tempo. Basta incluir essa atividade doméstica na sua faxina para nunca mais esquecer de que o aparelho também precisa de cuidados. Confira agora algumas dicas e saiba como limpar a máquina de lavar roupas sem complicação.

Mofo e bolor

Para retirar o mofo, bolor e desprender a sujeira acumulada de dentro da máquina, basta fazer uma mistura caseira de no máximo duas xícaras de vinagre branco destilado dissolvido na água dentro da máquina.

Depois, programe o ciclo de lavagem, ligue o aparelho e espere até completar o processo todo. Se a sua máquina possui o sistema com água quente, aproveite para usar a função e fazer uma limpeza mais eficaz.

Tirando a ferrugem

Se a sua máquina estiver mostrando sinais de ferrugem, é sinal de que o cilindro está danificado. É preciso chamar um técnico, mas dá para retirar a sujeira de ferrugem e evitar que as roupas estraguem. O recomendado é adicionar uma xícara de suco de limão ou lima dentro da máquina. Se tiver a opção de água quente, melhor. Deixa a mistura fazer efeito dentro da máquina ligada até fazer todo o ciclo do lavagem.

Peças removíveis e partes difíceis

Faça uma limpeza geral na parte externa da lavadora utilizando apenas o lado macio de uma esponja e uma mistura de água com vinagre. Limpe a tampa interior e exterior, as laterais, os botões e qualquer outro recipiente da máquina que não seja removível.

A dica para limpar cantos difíceis e menores é contar com a ajuda de uma escova de dentes, cotonetes e palitos de dente. Para máquinas que ficam em lavanderias abertas, o ideal é sempre proteger o aparelho com capas plásticas específicas para evitar que a sujeira acumule rapidamente e que o aparelho não pegue muita luz do sol ou chuva.


Como limpar e conservar bancadas de granito

O granito é um material muito utilizado em pias e bancadas de cozinhas e banheiros. Apesar de ser uma pedra natural brilhante, fácil de manter limpa e ainda mais resistente que o mármore, ela precisa também de cuidados específicos para evitar que seja danificada ou manchada.

Essa matéria é para você dona de casa que tem uma bancada ou pia de granito em casa e quer mantê-la bonita e conservada por mais tempo. Nossa fiel leitora, Thelma Sabim, nos deu dicas e revelou truques que ela mesma experimentou em sua casa para que pudéssemos compartilhar esse conhecimento com vocês, confira.

Cuidados para manter o granito bem conservado

Um dos cuidados que se deve tomar para manter a peça bem conservada é passar selador anualmente em sua superfície. Assim, você garante que o granito mantenha sua impermeabilidade e não absorva líquidos que forem derramados sobre ele.

Não se deve utilizar produtos químicos abrasivos, limpadores com ingredientes ácidos (como vinagre) para fazer a limpeza da bancada ou pia de granito pois essas substâncias podem deixar manchas e riscos.

Alimentos como refrigerantes, vinagre e suco de limão devem ser mantidos longe da bancada ou se caírem devem ser retirados rapidamente para impedir que eles deixem marca no material.

Qualquer coisa que for derramada sobre a bancada deve ser limpada o mais rápido possível, assim você garante que ela ficará livre de manchas. Outra dica é que nunca se deve usar a bancada de granito como uma tábua de cortar, pois isso deixará riscos e cortes.

Como fazer a limpeza da bancada de granito

Para limpar, prepare uma solução de algumas gotas de detergente suave em água morna. Em seguida, passe a solução no granito com uma esponja ou pano macio. Feito isso, o próximo passo é enxaguar e secar com toalha de papel ou pano.

A segunda etapa da limpeza consiste em misturar uma parte de álcool isopropil (70%) com três partes de água em uma garrafa borrifadora. Borrife a solução sobre a bancada passando toalha de papel ou um pano macio para secar.

Como remover manchas no granito

Mancha de gordura: Para remover manchas de gordura como óleo de cozinha e leite, o primeiro passo é remover a sujeira com um detergente. Em seguida, deve-se fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com algumas gotas de água e passar na mancha.

Você pode também fazer uma pasta com um copo de farinha ou bicarbonato de sódio e 5 colheres de sopa de detergente. Depois, acrescentar água até obter uma pasta com a consistência de iogurte. Em seguida, deve-se colocar a pasta sobre a mancha, cobrir com um plástico e deixar de um dia para outro. Por fim, retire a pasta com água.

Mancha causada por matéria orgânica: Manchas de frutas, café, chá, alimentos e papel podem causar manchas marrom rosado na pedra. Use uma solução de água oxigenada para retirar a mancha.

Mancha de tinta: Em granito mais escuro, use thinner ou acetona para remover manchas de tinta ou marcadores. Em granito de cores claras, use água oxigenada para remover essas manchas. Enxague bem em seguida.

Como limpar escovas e pentes

Os pentes e escovas que servem para modelar e desembaraçar os fios também precisam de cuidados de higiene. Pode parecer frescura, mas se mantidos limpos, eles duram mais e ainda garantem um contato mais saudável com os cabelos.

A higiene das escovas e pentes é muito importante, pois ao escovar os cabelos úmidos ou secos, com excesso de creme, ou até mesmo junto ao secador, alguns fios sempre vão acabar enroscados nas cerdas. Se não forem retirados, com o tempo essa sujeira vai se acumulando e criando o ambiente propício para a propagação de caspas e doenças no couro cabeludo.

Como fazer a limpeza em escovas e pentes?

Para limpar escovas e pentes de cabelo é muito fácil, prático e não leva muito tempo. Separe os utensílios que deseja limpar e retire delicadamente todos os fios acumulados. Evite retirar os fios das escovas com a ajuda do pente para evitar danos em ambos.

Em um recipiente no tamanho ideal para caber toda a escova, despeje um litro de água quente e acrescente algumas gotas de água sanitária ou sabão neutro. Em seguida, mergulhe uma escova de cada vez, deixando de molho por alguns minutos. Após a imersão, adicione ainda uma colher de chá de sabão líquido na água e deixe por cerca de 30 minutos.

Feito isso, retire as escovas e pentes, enxágue com água corrente, deixe secar naturalmente e pronto! Agora suas escovas e pentes estão mais limpos e conservados. Para manter a higiene, repita o procedimento uma vez a cada dois meses. Se perceber que os pentes e escovas estão muito sujos em menos tempo, faça a limpeza antes.

Uma dica para manter a sua escova ou pente sempre com aparência limpa e evitar o acúmulo de sujeiras, é sempre retirar os fios que ficaram enroscados logo após desembaraçar os cabelos.

Outros tipos de escovas

As escovas de cabelo do tipo almofada e metálicas não podem seguir o mesmo procedimento de limpeza que as demais, pois podem ficar encharcadas ou sofrer oxidação. Por isso, é necessário limpá-las sem deixar de molho.

Escovas almofadadas: Para fazer a higiene da escova tipo almofada, basta esfregar as cerdas com a ajuda de uma escova de dentes ou esponja flexível umedecidas com água e sabão neutro. Faça a limpeza completa e em seguida, deixe secar naturalmente.

Escovas metálicas: Para não causar oxidação nas escovas metálicas, é preciso ter cuidado redobrado na hora da sua higienização. A escova não pode ter longo contato com a água, por isso é recomendado não deixar de molho, apenas lavar rapidamente e em seguida, enxugar com um pano limpo e seco.

Vamos organizar como vc fará a limpeza de sua casa em seu dias?
Veja a dika da melhor organizadora que conheço, que dá as melhores dikas da net, Cristina Papazian... confira em seu blog

TOALHA ÁSPERA NUNCA MAIS
Depois de uma demorada e relaxante ducha, ninguém merece se secar numa toalha úmida e fedorenta ou vestir um roupão áspero, não é mesmo? Para que seu banho não vire um momento desagradável, é preciso tomar alguns cuidados na lavagem e no armazenamento dessas peças. Assim, elas estarão sempre cheirosas e felpudas.
Confira as dicas da organizadora Cristina Papazian

BANCO DE COURO DO CARRO
Cuidados simples são a garantia de vida longa para os bancos de couro originais ou que foram revestidos depois.
Veja as dicas da organizadora Cristina Papazian


COMO LIMPAR TELA DE TV LED E LCD E COMPUTADOR
Sua tela do computador ou sua TV de LCD – LED estão manchadas, respingadas, com "caracachentas" pintinhas brancas desconhecidas e muitas, muitas marquinhas de dedo?

Álcool Isopropílico neles!

Use pano macio, limpo e que não solte pelos. Aposte nas toalhas de microfibra.



SPRAY DE CABELO?

Outras utilidades para um spray de cabelo



Agora vocês irão descobrir mais motivos para ter um hairspray em casa


Sabe quando usamos uma meia calça e ela sai fora do lugar, mexendo-se toda a hora? Pois então, basta colocar um pouco de spray para que a meia se fixe sem se mexer mais, deixando você confortável o dia todo


Deixe suas roupas limpas em um instante, retirando todos os fiapos ou fios de cabelo sem danificar o tecido. Para isso basta utilizar um pano colocar um pouco de spray e passá-lo sobre a peça, que imediatamente o aspecto de roupa nova volta


Já está com a make pronta, mais quer garantir uma fixação prolongada? Jogue um pouco de spray por cima da maquiagem a uma distância de no mínimo 15 cm, isso vai garantir que sua make fique impecável por muito mais tempo. PS: conveniente avaliar a indicação em casos de intolerância

Estragou sua roupa com canetinha marca texto e não sabe o que fazer para retirar a mancha? Umedeça a peça com água e aplique spray em uma toalha, utilizando-a para apagar a mancha. A tinta passará para a toalha, deixando a peça livre da mancha


Quem tem problemas em deixar o zíper no lugar, pode experimentar pulverizar um pouco de spray nos dentes do zíper para o problema acabar

IMPERMEABILIZANTE para calçados e artigos de camurça, o spray de cabelo protege e repele todo tipo de líquido mantendo a cor e textura original do calçado



Tirar o cheiro forte da garrafa de café ou chá:

Água fervente na medida da metade da garrafa que você coloca o café ou chá.
3 (colheres de sopa) de sal.
Modo de usar: coloque a água fervida e acrescente o sal, sacuda por uns 2 minutos, deixe essa água dentro da garrafa por uns 10 minutos.

Lave bem, pode ser com água fria e a seguir passe água fervente.
Pronto, garrafa sem o cheirinho desagradável que fica pelo uso contínuo. 
Observação: Se não estiver com tempo pode fazer normalmente sem esperar o tempo de pausa. Mais, quanto mais tempo você puder deixar de molho melhor, só não se esquecendo de enxaguar bem para retirada do gosto de sal de sua garrafa.

Saiba mais aqui

39 comentários:

Fabianne disse...

Em todas as viagens na net nunca vi um post tão bom quanto esse !! É por essas e outras que admiro cada dia mais suas dicas..

Fabianne disse...

Só um conselho .. Retire essas verificações chatas isso impede que muitos comente em seu blog

Fika a Dika Por um Mundo Melhor disse...

Pode ser mais clara... me perdi... No que se refere? Quero fazer o melhor. E não assimilei o que quis dizer. Obrigada por querer me ajudar.

Fabianne disse...

De uma olhadinha nesse link abaixo lá vc receberá informações de como agir.Tbm sou blogueira e recebi essa dica de outras blogueiras , depois que retirei a verificação meus comentários aumentaram . Seu blog é maravilhoso e merece bastante comentários, bjks !! http://tonygifsjavas.com.br/pagina_verificar_nao_palavras_blogs.htm

Anônimo disse...

muito bom, amei as dicas.

Fika a Dika Por um Mundo Melhor disse...

Muiiiiiiiito obrigada. Vc foi um doce de pessoa comigo. Imensamente grata.
Sonia Beatriz

Teresa disse...

Muito obrigada pelas dicas , elas são perfeitas,Parabéns e gostaria de saber como eliminar o cheiro de suor de camisetas,deixo-as de molho,lavo-as normalmente e quando vou passa-las sinto o cheiro do suor.

ANNA BACANA disse...




AMEI A DICAS, APRENDI MUITA COISAS QUE VOU PASSAR PRA FRENTE, VOU EXPERIMENTAR AS RECEITAS DE SABÃO, POIS SÓ USO SABÃO CASEIRO.ADOREI, LEVEI 3 HORAS LENDO TD E FAZENDO ANOTAÇÕES. MTO OBRIGADA.

Fika a Dika Por um Mundo Melhor disse...

Tereza, coloquei o que queria saber. Veja se gosta das dicas e me fale. Obrigada por comentar.

Anônimo disse...

Gostaria de saber como limpar meu sofá,está com o tecido encardido, existe alguma forma de deixá-lo limpo novamente sem agredir o tecido??? Agradeço.

Fika a Dika Por um Mundo Melhor disse...

Coloquei uma solução ecológica de como podemos limpar o sofá. Mas essa ideia já foi bem demonstrada em outras dicas aqui. Basta usar a mesma ideia para limpar o sofá. Obrigada por comentar e a trazer mais esse foco onde ajudamos a todos. Sonia Beatriz

Unknown disse...

Marta Abreu diz:
Meu azulejo do box tem uma mancha amarelada de gordura. Vcs tem alguma sugestão para retira la? Obrigada.

Gianna disse...

Fantástico! Parabéns! Suas dicas são valiosíssimas. ;)

Fika a Dika Por um Mundo Melhor disse...

Marta Abreu, estou colocando uma imagem com o link de uma dica que achei. Obrigada pela pergunta. bjs no coração.

claubiaoliveira disse...

Amei todas as dicas e já comecei a testar vou testar todas,porque como trabalho em lavanderia muitas dicas são muito válidas,obrigada e parabéns por seu blog sucesso total.

Anônimo disse...

como faco para tirar mancha de coco da roupa de bebe que fica amarelada.

FOFUXO PATCHWORK disse...

Já tentei de tudo para tirar as manchas amarelas do vaso sanitário, tem alguma dica mais eficiente que eu possa usar?Adorei as outras e já confirmei várias delas que deram resultado.Abraços
Jane

Fika a Dika Por um Mundo Melhor disse...

Fofuxo, aparecendo algo diferente eu trago e lhe apresento. Obrigada pelo comentário.

Crys Brum disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Crys Brum disse...

Puxa vida, estou sem palavras! Muito bom! Adorei! Mega blaster parabéns!!!

Simone Assis disse...

Muito bom! Parabéns pela iniciativa. Peguei várias receitinhas para testar

Anônimo disse...

Excelentes dicas. Gostaria de saber como tirar o encardido na boca da garrafa térmica. Sai com água quente e sal ou a fórmula é só para o interior da garrafa?
Obrigada

Josi disse...

Excelente!
Muito Obrigada :)

Josi disse...

Excelente!
Muito Obrigada :)

Elaine disse...

Queria dicas para afastar caruncho dos armarios, obrigada

Doris Ferraz disse...

Olá...adoro sua pagina.Gostaria que postasse a do venish...eu sei que tem agua oxigenada,bicarbonato e amaciante,mas nao sei se leva sabão em pó ou não...Obrigada!!!!!

Anônimo disse...

parabens...suas dicas são otimas!!!....gostaria que postasse a receita do venish caseiro...obrigada

Fika a Dika Por um Mundo Melhor disse...

Atendendo ao pedido da amiga que quer a dica de como fazer o Vanish caseiro.
Já postei.
Bem legal.
Valeu a ideia.
bjs

Anônimo disse...

Otimas dicas, amei, vou usar varias delas, obrigada!!!

Simone disse...

Parabéns por este post. Algo realmente útil e aplicável no meio de tanta coisa as vezes tão vazia na internet. Obrigada

Flavia Maria disse...

oi simone amei o seu blog nossa são digas muito interessante que eu não conhecia, vou te segui ta eu tb tenho um blog se pode mim visita e segui http://flaviamariavieira.blogspot.com.br/ chau fica com DEUS♥

Allyce Carmo disse...

Adoro tudo aki cada palavrinha escrita.

Anônimo disse...

adorei tudo aki, cada palavrinha...

Allyce Carmo disse...

mara

Mirelle Carvalho disse...

ameiii

Fika a Dika Por um Mundo Melhor disse...

Meninas, obrigada pelos comentários, pelo carinho. Ainda pretendo enriquecer mais esse post assim que achar mais coisas interessantes.
Um grande beijo no coração de vcs.
Sonia Beatriz

morenarosa9 disse...

Adore isso facilita muito a nossa vida, ir direto a fonte de informações, parabéns.


mara zampieri disse...

Adore isso facilita muito a nossa vida, ir direto a fonte de informações, parabéns
voce ajudou muito ameiseu trabalho
muito inteligente obrigada .

mara zampieri disse...

Adore isso facilita muito a nossa vida, ir direto a fonte de informações, parabéns
voce ajudou muito ameiseu trabalho
muito inteligente obrigada .