Seguidores

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Bolo Bola de Natal


Mais uma dica bem legal para incrementar seu natal e fazer os pequenos, e os grandes também, comerem com os olhos. É ou não é demais esses bolos em foma de bola de natal. Peguei a receita aqui. Qualquer dúvida, acesse.

A receita mostra uma cobertura que não é usada aqui no Brasil. Basta substituir pela nossa e fazer até chegar na proposta do bolo apresentado na imagem. 
Então vamos lá:

O que você vai precisar para fazer 48 bolos:
- Uma caixa de 520 g de mistura de bolo, faça conforme as instruções da caixa usando um tabuleiro de 23 x 33 cm. Você pode usar um bolo pronto, se preferir.
- Dois tabuleiros forrados com papel vegetal
- Tigela grande para a mistura
- 350 g de creme de manteiga (veja a receita no seguimento)
- Colher grande
- Filme plástico
- Embalagem plástica
- 1,4 kg de chocolate para cobertura 
- Uma tigela grande para microondas de plástico para derreter o chocolate (se for o caso)
- 48 palitos de pirulito
- Bloco de isopor 

Faça o bolo e uma vez que tenha esfriado, reserve tempo suficiente (2-3 horas).

Depois do bolo frio, esfarele usando as mãos ou um processador se preferir. Não pode haver pedaços grandes. Tem que estar bem esfarelado.

Adicione o creme de manteiga.
Para fazer um creme de manteiga simples, você vai precisar de manteiga sem sal 125 g, 250 g de açúcar de confeiteiro peneirado, uma colher de sopa de leite ou creme de leite e uma gota de extrato de baunilha. Bata a mistura em conjunto, utilizando uma batedeira até formar um creme.

Misture bem o creme de manteiga até que os dois se unam completamente. 

A mistura deve ser úmida o suficiente para formar uma bola de 4 cm e ainda manter uma forma redonda. Vá colocando as bolas  nos tabuleiros forrados com papel vegetal e deixe descansar por cerca de 20 minutos antes da refrigeração.
Cubra com filme plástico e leve à geladeira por várias horas, ou coloque-as no freezer por cerca de 15 minutos para que fiquem firmes, mas não congeladas.

Essa imagem é da cobertura americana. Para a nossa o processo é o mesmo.

Derreta a cobertura de chocolate no microondas ou em banho maria, como preferir.
A cobertura deve ter 7,5 centímetros de profundidade para facilitar a imersão. Trabalhar com aproximadamente 455 g de revestimento de cada vez para ser mais fácil de trabalhar.

Se usar o microondas para derreter o chocolate faça em potência média por 30 segundos de cada vez, mexendo com uma colher entre cada intervalo.
Dica: não use colher de metal para trabalhar com chocolate.

Agora você está pronta para mergulhar. 
Pegue algumas bolas do bolo na geladeira ou no freezer para trabalhar, mantendo o resto refrigerados. Se estão no freezer, transferir o resto das bolas para a geladeira para que fiquem firmes.
Um de cada vez, mergulhar cerca de 12 mm da ponta de um palito na cobertura.

Insira o palito em linha reta na bola de bolo empurrando-o sem  ultrapassar o meio.

Mergulhe toda a bola no revestimento até que esteja completamente coberto e remova-o em um movimento lento.
Certifique-se de que o revestimento cubra a base do palito juntamente da bola. 

O objetivo é cobrir completamente a bola e removê-la sem ter que repetir o processo. Se tiver que repetir, o peso da bola pode puxar ela do palito e caia na tigela da cobertura.

Quanto mais fina a consistência da cobertura, mais fácil será para revestir os bolos. Se você achar que seu revestimento é muito grosso, adicione um pouco de óleo vegetal para ajudar a diluir e fazer o revestimento mais fluido. 
Obs.: Essa de adicionar óleo vegetal seria para a cobertura americana. Acho que não serve para o nosso chocolate. Faça uma pesquisa para melhor realizar esse passo.

Quando você remove o bolo do revestimento, algum excesso de revestimento pode começar a sair. Gire o palito e dê umas pancadinhas no pulso para espalhar a cobertura pela bola, isso se necessário para permitir que o excesso de revestimento caia de forma uniforme, assim um lado não fica mais pesado do que o outro.
Se você não cobrir completamente o bolo, este método de batendo e rodando geralmente cuida disso. O revestimento irá deslizar para baixo lentamente na superfície da bola do bolo até que ele atinja a vara pirulito.

Se tiver excesso de cobertura no palito, você pode limpar com o dedo. Basta colocar o dedo sobre o stick direito sob a bola e girar o pop, permitindo que qualquer excesso de cobertura escorra.
Assim que parar de escorrer , espete no bloco de isopor.

Repita o procedimento com todas as bolas e deixe os pops secar completamente no bloco de isopor antes de adicionar suas decorações.

Bolo Pops de Natal por Bakerella foi publicado pela Chronicle.
Copyright © 2010 e 2011 por Angie Dudley.

Qualquer dúvida, acesse o link fornecido no início dessa publicação.
Deixe seus comentários e sugestões que são muito bem vindos.

Mais uma sugestão

Um comentário:

O foco desse blog é em ajudar dando dicas.
Espero agradar de alguma forma. Aceito as críticas construtivas. Estamos todos tentando melhorar. Obrigada por sua visita e por seu comentário.
Beatriz Guimarães