Seguidores

terça-feira, 2 de junho de 2015

Caminhos Para Jardim


Como sou apaixonada por decoração de jardins e nesse momento ando pesquisando ideias para fazer o meu, vou repassar o que me agradou e tentar ajudar a você escolher o seu.


As pedras, por serem de fácil manutenção, são uma ótima alternativa para caminhos na área externa. As opções são inúmeras e vão de seixos rolados, que devem ser fixados sobre o contrapiso, a placas maiores, colocadas diretamente sobre o solo.
Podemos também acrescentar placa de madeira que vai dar um toque todo especial.




Para desfrutar do seu jardim da melhor forma possível, é preciso criar áreas de circulação…de preferência com matérias práticos e de fácil manutenção. As opções são muitas e permitem obter um efeito bonito, bem integrado com a vegetação e com o estilo da casa a escolha será determinada pelo uso que você vai fazer de casa espaço.











Beleza está longe de ser o único quesito na hora de escolher o piso de um caminho na área externa. O material precisa ser antiderrapante e, se possível, drenante e ecologicamente correto, as opções são inúmeras e vão de produtos tradicionais como pedra e madeira a outros mais elaborados. Há pisos feitos de pneus, telhas e até lâmpadas recicladas; que imitam madeira e pedra; pisadas sintéticas para usar no jardim; e elementos vazados, que podem ser preenchidos com grama ou pedriscos.








E quem disse que você mesma não pode fazer sua pedra para compor seu caminho no jardim?
Vejam essas dicas:


A praticidade que o molde oferece é realmente incrível, podendo proporcionar um lindo paisagismo usando apenas o molde e alguns sacos de cimento, veja como:


Para começar, você vai precisar fazer a massa de cimento, ou seja, misture o cimento com água. (Caso queira pedras com vários tons de cinza ou até mesmo vermelhada, se aplica durante a mistura um pigmento chamado Pó Xadrez, serve tanto para cimento, concreto ou argamassa)

O próximo passo é posicionar o molde onde você deseja e preencha-lo com o cimento, aperte bem para evitar que bolhas de ar sejam criadas no interior dos blocos de seu caminho de jardim.

Em seguida, levante cuidadosamente a forma de seus blocos, após a colocação do cimento. (Se esperar o cimento secar, provavelmente você não vai conseguir retirar o molde)

Após isso, é só retocar algumas quinas com a ajuda de uma espátula ou de uma faca e repetir o processo anterior por todo o caminho que você deseja criar a estrada. 

Caso tenha ficado interessado pelo molde clique aqui ou no Mercado livre, que passo mais adiante.



Agora veja essa ideia:





Gostou?

Agora vou passar dois PAPs para poder ajudar um pouco mais:

PAP  1 Com Pedras Naturais


Fazer um caminho com pedras verdadeiras ficará um luxo em seu jardim e você pode criar um ambiente próprio dependendo da forma e cor da pedra que escolher!

Para começar defina o trajeto do caminho no jardim, evitando interceptar plantas existentes. Meça a extensão e largura do caminho, isso o ajudará a perceber a quantidade de pedras de que irá necessitar e as dimensões máximas que deverão ter. Se existir grama nesse espaço, corte-a para facilitar o trabalho.

Procure por pedras para caminhos de jardim em lojas de jardinagem ou de construção. Entre a variada oferta você encontrará a chamada pedra São Tomé, placas de arenito, de basalto, de ardósia, mosaico português, etc. Pedras de formato irregular irão conferir um aspeto mais natural e rústico ao jardim, enquanto que as de formato geométrico contribuem para um paisagismo contemporâneo. Se quiser pode ainda coletar seixos grandes na natureza.

De volta ao jardim, disponha as pedras ao longo do espaço que definiu para o caminho, colocando-as juntas ou a uma distância ideal para dar passadas confortáveis sobre elas. Se quiser, pode enterrá-las na terra (como na imagem ao lado), assim irá parecer que já lá estiveram desde sempre, e este passo é importante sobretudo se você tiver optado pelos seixos grandes, caso contrário será perigoso caminhar sobre eles.


PAP 2 Com Pedras Simuladas

Fazer um caminho de pedras naturais em seu jardim pode se revelar dispendioso, sobretudo se o caminho for longo. Como alternativa muitas pessoas optam pelo concreto simulando pedras, usando moldes de diferentes formas e desenhos.

Você encontrará moldes para concreto no Mercado Livre e em lojas de jardinagem mas, caso não aconteça, pergunte para o seu fornecedor de concreto onde os pode adquirir.

Determine o caminho no seu jardim e limpe esse espaço de forma a restar apenas terra nele, nada de grama, plantas ou pedras pequenas. Em seguida comece a preparar o concreto, misturando o cimento com água na proporção indicada na embalagem ou de acordo com as instruções do vendedor.

Pegue no molde, coloque-o no início do caminho e recheie-o com a mistura de cimento, pressionando com a pá para se certificar que o concreto ocupa todos os espaços do molde. Remova o concreto que fica sobrando em cima e, antes que seque, levante o molde com cuidado, para não danificar a forma criada e, com a ajuda de uma espátula, aperfeiçoe as quinas. Volte a pegar no molde e coloque-o lado a lado do bloco de concreto, ou ligeiramente afastado, para continuar fazendo o caminho. No final, deixe os blocos secar durante um dia, para que o concreto fique bem sólido.

Este trabalho demorará mais ou menos tempo consoante o comprimento do caminho que pretende criar mas, de forma geral, é um método muito simples para embelezar seu jardim!

Espero que tenham gostado das dicas. 
Lembrem-se que sempre aguardo aquele comentário e ideias de vcs. Acessem o facebook para postarem suas imagens.

Nenhum comentário: