Seguidores

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Sapateira, Como Ter Uma


Organizar calçados não é tarefa fácil por cauda da quantidade.
Pouquíssimas pessoas tem três ou quatro pares. Tem gente que tem dezenas para não dizer centenas.
Mas vamos nos limitar a quem tem algumas dúzias.



Trarei aqui várias ideias para você escolher a que mais lhe agrada e dicas de como tratá-los e organizá-los.

Uma sapateira com cara de estante que podemos colocar na sala, se for o caso.



Como cuidar de seu sapato:

1. Avalie o estado e uso de cada par de sapatos: Determine a qualidade e o estado de conservação de cada par. Separe aqueles que não estão mais em condições de serem usados e aqueles que você não usa mais. Não se iniba em jogá-los fora caso não tenha mais condição de uso, ou dá-los para outra pessoa.

2. Limpeza dos calçados: Sempre que descalçar um sapato, deixe-o respirando por algumas horas na área de serviço antes de retornar os sapatos para o armário. Lembre-se também de limpar os sapatos com um pano úmido, começando pelo interior e terminando pela sola.

3. Como guardar os sapatos: Existem várias formas de guardar os sapatos de forma organizada.

Organização por critério de uso: Coloque no local mais visível os sapatos que você usa com mais frequência, por exemplo: as sapatilhas de ir ao trabalho, o tênis da academia, as rasteirinhas do dia a dia, deixando os modelos de noite ou os que você usa menos mais atrás.

Organização de calçados por Alinhamento: A mais tradicional delas é enfileirando os pares de sapato na prateleira ou sapateira: por tipo, material e ordem de cor. Exemplo:

1ª prateleira: calçados de festa bico fino (tecido – couro – camurça)

2ª prateleira: calçados salto médio uso no trabalho (com tiras – anabela – fivelas)

3ª prateleira: calçados salto baixo ou sem salto (sapatilhas – sandálias – chinelos)

Organização de calçados por Alinhamento Intercalado: Ocorre quando o armário não tem espaço suficiente para alinhar todos os calçados da maneira tradicional e quando a profundidade da prateleira é superior ao comprimento do sapato. O sapato do pé esquerdo fica alinhado próximo ao meio do pé direito. Assim se ganha mais espaço.


Organização de calçados por sacos horizontais
Os sacos devem ter visor para facilitar a busca dos calçados. A vantagem é que os sapatos além de protegidos podem ser empilhados. Além disso, os sacos (tecido ou TNT) podem ser transportados em viagens e idas à academia, por exemplo, sem ocupar espaço.




Organização de calçados por sacos verticais: 
Os sacos verticais (easybox) também com visor aproveitam melhor a altura das prateleiras além de facilitar a organização. Torna mais prático retirar um par de calçados do armário, já que não é necessário levantar ou retirar um outro saco para acessar o saco que está procurando. Isso evita a bagunça no armário. Você também pode utilizar sapateiras verticais e sapateiras de chão.


Organização de calçados em caixas: 
As caixas originais dos calçados podem ser aproveitadas, ou substituídas por caixas de papel comum, compradas em lojas de embalagem. Para facilitar a visualização dos pares, coloque uma foto do sapato na frente da caixa. Outra opção e cortar um quadrado na parte da frente da caixa e colar um acetato, improvisando um visor. Também existem caixas de papel que já vem com visor, de várias cores e modelos. A opção mais adotada pelas organizadoras profissionais é a utilização de caixas transparentes e com ventilação, próprias para guardar sapatos. As caixas transparentes podem ser encontradas em material pet (mais translúcida) ou polipropileno (mais resistente). Ambas os modelos possuem orifícios que servem tanto para a ventilação quanto como puxadores. É possível empilhar até 5 caixas sem maiores problemas na conservação.


Guardar os sapatos em caixas mantém a vida útil das peças, que podem sofrer com a exposição à luz do sol, por exemplo. Para não precisar abrir todas, basta etiquetá-las. Opte por caixas iguais, para deixar a organização mais prática.



Use a própria caixa. Revista com papel ou tecido. Faça um corte na lateral e use um plástico resistente para a visualização do interior.


Uma solução de praticidade para os calçados mais usados por vc. Dica boa tb para os locais de muita umidade.


Pode ser uma solução:



O macarrão de piscina deixa suas botas retinhas, evitando marcas.

Molduras em gesso (ou sancas), lisas ou com entalhes, presas em uma parede podem resultar em práticas sapateiras

Caixas de papelão


Vamos ver agora algumas outras ideias de sapateiras:




Outra ideia bem funcional é essa sapateira com prateleiras giratórias com um nicho para cada par. Veja o PAP nesse vídeo.

Puff sapateira





  
Essa tem no Alibaba


Vídeo PAP



O que você precisa para fazer essa sapateira?

Tecido, 3 metros de comprimento
Trena
Tesoura
Ferro de passar



Instruções
1  - Escolha um tecido resistente, como jeans, para a sapateira. Meça com a fita métrica um retângulo de 2 m de comprimento por 75 cm de largura. Corte o tecido. Esta será a parte de trás da sapateira.


2 - Dobre 3 cm para o avesso de um dos lados do tecido. Passe a ferro. Dobre mais 3 cm para o avesso. Prenda com alfinetes. Costure com ponto reto em uma máquina de costura, formando uma bainha enrolada.

3 - Repita o passo 2 sobre os três lados restantes da parte traseira da sapateira. O tamanho desta seção agora será de 194 cm por 69 cm.
4 - Dobre 5 cm para o avesso em um dos lados menores. Passe a ferro. Costure esta dobra no lugar com um ponto reto próximo da borda para formar um tubo. Você vai enfiar uma haste de madeira nele quando estiver concluída a costura.

5 - Desenhe uma linha vertical da borda superior até a inferior, medindo 15 cm a partir da borda esquerda da parte de trás da sapateira. Utilize giz de alfaiate.
6 - Desenhe mais duas linhas verticais, paralelas a esta primeira, a 15 cm de distância. A última linha vertical terá aproximadamente 23 cm da borda direita. Esta seção servirá para manter calçados maiores, como tênis.
7 - Corte um retângulo de 25 cm de largura por 120 cm de comprimento para formar uma tira de bolsos para os sapatos. Use o ponto ziguezague para costurar em torno dos quatro lados do tecido, arrematando as bordas. Vire o ziguezague para o avesso, em três dos lados, formando uma bainha de 7 mm. Não vire um dos lados mais compridos. Costure as três bordas dobradas no lugar com o ponto reto.
8 - Vire a borda que não foi costurada 7 mm para o lado direito do tecido. Passe. Vire mais 1,5 cm para o lado direito. Alfinete, formando o acabamento na parte superior dos bolsos. Costure com ponto reto perto da dobra superior. Costure uma outra linha em ponto reto, paralela à primeira, com cerca de 1,5 cm de distância dela e perto da bainha dobrada, para fixar o acabamento.
9 - Repita quatro vezes as etapas sete e oito para fazer cinco fileiras de bolsos para os sapatos. Cada fileira deve ter as dimensões finais de 23 cm por 1,2 m.
10 - Marque um ponto 10 cm abaixo da borda superior do lado esquerdo no tecido que forma o fundo da sapateira. Posicione uma das fileiras de bolsos no alto desse fundo. Alinhe as bordas esquerdas dos dois e ajuste o canto superior esquerdo da fileira de bolsos com o ponto anteriormente marcado. Fixe no lugar.
11 - Costure o lado esquerdo da fileira de bolsos, da borda superior para a inferior. Meça 28 cm ao longo da borda superior dos bolsos, a partir da linha da costura. Marque este ponto. Meça mais de 28 cm na margem superior e marque o ponto, repetindo mais duas vezes. Você deve ter um total de três pontos.
12 - Alfinete a fileira de bolsos na parte de trás da sapateira. Alinhe as marcas que foram feitas a 28 cm de distância na borda de cima da fileira com as linhas horizontais que foram desenhadas a 15 cm de distância no passo 5.
13 - Costure do ponto marcado na parte de cima dos bolsos até a parte de baixo. Repita a costura da borda superior à borda inferior em cada ponto marcado. Note que você vai ter formado quatro bolsos de uma tira. Três destes bolsos têm uma largura traseira de 15 cm, e o último bolso vai ter uma largura de 23 cm. As extremidades superiores dos três primeiros bolsos medirão 28 cm de largura, e o último bolso no lado direito terá uma borda superior de 37 cm de largura.
14 - Dobre uma prega de 3 cm ao longo da borda inferior dos bolsos de cada lado das linhas de costura verticais por todo seu comprimento. Alfinete essas pregas no lugar. Costure uma linha reta ao longo da borda inferior da faixa de bolsos, juntando várias camadas de tecido conforme você costura as pregas no lugar.
15 - Repita os passos 10 a 14 para anexar as outras fileiras de bolsos. Deixe 10 cm entre a borda inferior de uma fileira e a superior da próxima.
16 - Corte com uma faca ou uma pequena serra duas ranhuras a cerca de 1,5 cm de cada extremidade da haste de madeira. Passe-a através de uma das pontas abertas do tubo feito no passo 4. Prenda um fio a cada extremidade da haste. Amarre firmemente para fixar o fio em torno das ranhuras. Pendure o organizador enlaçando o fio em torno de pregos na parede.

Sapateira em tecido

Sapateira em PVC

Sapateira com tubo PVC

Sugestão de sapateira em tecido:

O que você precisa?

Tecido de boa qualidade
Hastes de 2 cm
Ganchos
Corda


Instruções


1 - Meça o espaço onde planeja colocar sua sapateira e anote os dados. Acrescente 2,5 cm na largura e 7,5 cm no comprimento para as costuras. Corte duas partes de tecido do tamanho das medidas.
2 - Determine o tamanho para os bolsos da sapateira. Corte os bolso, acrescentando 2,5 cm na altura e com o dobro do comprimento desejado. Faça uma dobra de 0,5 cm em cada canto do tecido recortado para o bolso.
3 - Faça pregas nas laterais dos tecidos do bolso da sapateira. Costure-os. Prenda os bolsos em uma parte do tecido maior e costure-os. Repita o procedimento para os bolsos restantes.
4 - Coloque a parte da frente e a de trás de sua sapateira juntas. Costure ao redor dos quatro lados, deixando uma folga de 1,2 cm para as extremidades e uma abertura na parte de cima. Vire o tecido de dentro pra fora. Costure perto da borda, fechando a lateral que tinha ficado aberta.
5 - Faça uma dobra de 2,5 cm em cada borda do tecido maior e costure o local.
6 - Passe uma haste de madeira de 2 cm de diâmetro em cada lateral. Aperte dois ganchos por cima da haste que ficará no topo. Passe uma corda através dos ganchos e pendure a sua sapateira de tecido no local desejado.

Sapateira extensível Enzo da etna

Para colocar embaixo da cama da Oz

Essa vc vai empilhando. Compra na quantidade de sua necessidade.  Vai encontrar na Oz.

Sapateira feita com estante de ferro

E aí pessoal, gostaram das dicas. Parabéns a todos os idealizadores dessas belas ideias e organizações para o sapato da mulherada. Nós agradecemos. Se tiver uma diferente dessas, mande pra mim.

3 comentários:

  1. Parabéns pela pesquisa!

    ResponderExcluir
  2. Super bacana suas dicas!
    Gosto da sua visão de praticidade sem esquecer a estética!
    Na Econominet vendemos sapateiras que segue a sua visão!
    Prática, bonita e material adequado!
    Se quiser dar uma olhadinha, vou enviar o link: http://bit.ly/sapateira4
    Beijos!

    ResponderExcluir

O foco desse blog é em ajudar dando dicas.
Espero agradar de alguma forma. Aceito as críticas construtivas. Estamos todos tentando melhorar. Obrigada por sua visita e por seu comentário.
Beatriz Guimarães