Seguidores

terça-feira, 29 de abril de 2014

Captação da Água da Chuva


A captação da água da chuva é algo importante, que ajuda muito no orçamento da casa e de grande utilidade. Mas devemos ter muito cuidado de como fazer pois captar diretamente da calha pode haver consequências perigosas.


A captação de água da chuva pelo recolhimento da mesma que escoa pela calha d'água é perigoso porque na calha d'água o rato pode ter urinado e a água que a chuva trás pode estar contaminada com Leptospirose. Mesmo que usemos a água para só regar as plantas, lavar quintal e coisas assim, a bactéria da doença entra em nosso corpo através da pele fora que estaríamos banhando nossa residência com uma água contaminada em potencial. Mas nem tudo está perdido! Capte a água da chuva diretamente caindo do céu com um balde com um grande funil adaptado( uma antena p.e.). Assim esta água de reuso será boa. Mas uma opção antiga válida é manter o mesmo balde aberto sem cano, a água corre direto e sem perigo de sujeira, talvez algumas folhas que voam, mas tudo bem, como água pra jardinagem e limpeza vale.
Veja como fazer um coletor aqui.





O RainSaucers é uma tipo de “guarda-chuva” invertido que ajuda na captura da água da chuva. A superfície circular afunila e leva a água direto para os barris. 





Leia a proposta dessa empresa: Harvesting do Brasil

Veja mais imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O foco desse blog é em ajudar dando dicas.
Espero agradar de alguma forma. Aceito as críticas construtivas. Estamos todos tentando melhorar. Obrigada por sua visita e por seu comentário.
Beatriz Guimarães