Seguidores

sábado, 2 de abril de 2016

Como Fazer Sabonete Líquido

Uma barra de sabonete vira dois litros de sabonete líquido.
Tudo o que precisamos está derretendo o sabão com água, adicionando um pouco de glicerina vegetal, e voilà, você tem sabonete líquido.

Então eu tentei e fiquei muito satisfeito ao descobrir que ele funciona muito bem! De uma barra de sabão, fiz cerca de 2 litros de sabonete, que vai durar um longo tempo.


Foi usado um vidro de glicerina.


A glicerina é feita a partir de óleos vegetais e é comumente usado em sabonetes, xampus e hidratantes. Desde barra de sabão já há glicerina nele, eu tentei esse experimento em ambos os sentidos, com e sem a glicerina. Descobri que a receita abaixo funcionou bem, sem glicerina, exceto que o sabão tende a aglutinar-se e não ser tão liso sua textura. Isso fez uma diferença suficiente que eu recomendaria adicionar a glicerina, mas você também pode tentar a receita sem ela, se quiser.


Como transformar uma barra de sabão Sabão Liquido 

Ingredientes:

1 xícara sabão flocos
10 copos de água
1 colher de sopa de glicerina

Material:

Ralador de queijo
Uma panela grande
Copo de medição e colheres
Uma espátula de agitação
Um recipiente de sabão com uma bomba manual
Um recipiente para armazenar o excesso de sabão
Funil

Instruções:

Primeiro: passe o sabão no ralador.  Eu encontrei este que foi bem fácil ralar, embora as partículas de sabão tendem a flutuar no ar quando você ralar. Você pode usar uma máscara para evitar respira-lo.


Uma barra de sabão rendeu um pouco mais de 1,5 xícara de flocos. A receita utiliza apenas um copo de flocos de sabão, então eu coloquei o sabão restante em um frasco para usar depois.

Segundo: Em uma panela grande, misture 1 xícara de flocos de sabão, 10 copos de água e 1 colher de sopa de glicerina. Ligue fogo médio-baixo e mexa até dissolver o sabão. Isto acontece rapidamente, cerca de um minuto ou dois.

Deixe o flocos de sabão derreter completamente, em seguida, despeje em recipientes usando um funil.


Como já falei, esta receita faz um monte de sabão, cerca de 6 garrafas. Eu coloquei o excesso em uma garrafa grande e estou armazenando sobre a pia até que eu precisar de mais.

Você também pode usar este sabão para lavar o corpo. Para ficar com um cheiro agradável, adicione uma ou duas gotas de óleo essencial para a mistura.

8 comentários:

  1. vou tentar. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Minha dúvida: vc fala "este sabão", seria do tipo para pratos e limpeza ou do tipo líquido para mãos e corpo? Desculpe se estou sendo " ignorante quanto a dúvida". Cheiro no coração. Fica com Deus. Ah! Mas amei, independente de qual uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga leitora.
      Sem problemas para lhe responder. É um prazer.
      É sabonete tanto para as mãos como para o corpo. Eu gosto de fazer com o Deve. Mas use o que quiser.
      Bjs no coração.
      Sonia Beatriz

      Excluir
  3. GENTE EU FIZ E REALMENTE DÁ CERTO... A PRIORE ELE FICA LÍQUIDO COMO ÁGUA, MAS DEPOIS ELE VAI ENDURECENDO, DEPOIS DELE FRIO É Q ENCORPA

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado por compartilhar seu resultado.
    Bjs no coração
    Sonia Beatriz

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de fazer esse sabonete mas tenho uma duvida. Na receita você fala uma barra de sabão, mas e' sabão tipo aqueles de 200 g ou uma barra de sabonete? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir

O foco desse blog é em ajudar dando dicas.
Espero agradar de alguma forma. Aceito as críticas construtivas. Estamos todos tentando melhorar. Obrigada por sua visita e por seu comentário.
Beatriz Guimarães