Seguidores

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Como Trabalhar Com MDF


Eu acompanho os trabalhos da Maxi Criações, da minha amiga Cinthia Monteiro. Ela é uma artesã de mão cheia. Muito talentosa e ama o que faz. 
Vou apresentar a vocês uns de seus trabalhos feitos particularmente para sua irmã, que ganhou bebê. Ela montou um quarto maravilhoso para o sobrinho André e esse quadro me encantou. Vejam como trabalhar com MDF e como montar esse belo quadrinho.


1 - O primeiro passo para qualquer trabalho em MDF é passar uma base para artesanato, essa base ajuda a selar os poros da madeira e facilita na hora de pintar.


2 - A aplicação da base é feita com pincel. Aguardar a secagem.

3 - Quando a base tiver secado, é preciso lixar tudo, esse é a parte que eu menos gosto de fazer.. rs...O MDF vem áspero e depois de lixar você vai perceber como fica lisinho, é muito importante lixar para o trabalho não ficar grosseiro.

4 - Depois de lixar é a hora da pintura. Neste trabalho eu passei várias demãos de branco. Para o papel de parede do quadro, escolhi um papel para scrapbook que combinasse com a cor do chão.

5 - Escolhi tinta acrílica fosca na cor "verde água" para fazer o chão do quadro.

6 - Meu marido utilizou a furadeira para fazer os buraquinhos para passar os fios, onde ia colocar as luminárias.Colei o papel de scrapbook com cola branca.

7 - Escolhi um adesivo para colocar na divisória entre o papel e a parte branca, mas se quiser pode colocar outro tipo de faixa ou não colocar nada, vai da preferência de cada um!


8 - Os móveis de mdf também passaram pelo processo de passar a base para artesanato, lixar e pintar, pois eles vêm em madeira crua e todos são ásperos.


9 - Aqui são algumas peças que comprei em uma loja do Elo7 para decoração do quadro. Foi necessário pintar todos os quadrinhos e pecinhas, assim como o nome "André".

10 - Essa caixinha na lateral do quadro é uma instalação para pilhas que comprei pronta para instalação, também em uma loja do Elo7. É onde liga e desliga as luzes de led.
Comprei as luzes de led que vem com os fios e a caixinha de liga/desliga que também vem com fios.
Essas partes vem separadas e é só fazer a ligação de acordo com as instruções que vem junto. 
Fazer os furos no quadro, colocar os leds e colocar as pilhas!

11 - Tudo foi fixado com cola branca, o mais dificil foi definir a disposição de todas as coisas, para caber tudo e não ficar com visual "poluído".

12 - As bordas da caixa eram finas (veja as primeiras fotos) e eu achei feio, então recortei e pintei alguns pedaços de Papel Pluma (foto 8) para fazer uma borda mais larga. Colei com cola branca e deu certo! 
Para finalizar a decoração colei os cantos e o meio com arabescos de resina. Espero que gostem!
Vejam todo o quarto no vídeo abaixo


Para acessarem esse e mais trabalhos da artesã, basta clicar no link colocado em seu nome e de sua logo.

3 comentários:

  1. Ficou simplesmente belo. Parabéns.
    Nely

    ResponderExcluir
  2. Olá Sonia,

    que encanto! Parabéns!

    Beijinhos e bom fim de semana
    São

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda! Um trabalho muito bem feito! O passo a passo foi só para nos mostrar o quanto é dificil! Acho que não consigo nem pintar o MDF de branco direito! hahahah Parabéns!

    Estou adorado o seu blog!

    ResponderExcluir

O foco desse blog é em ajudar dando dicas.
Espero agradar de alguma forma. Aceito as críticas construtivas. Estamos todos tentando melhorar. Obrigada por sua visita e por seu comentário.
Beatriz Guimarães