Seguidores

domingo, 20 de maio de 2012

Aromaterapia

O termo “Aromaterapia” é aplicado a um ramo da Fitoterapia. “Aroma”, significa cheiro agradável e “terapia”, tratamento que visa a cura de uma indisposição mental ou física. O óleo essencial é utilizado no tratamento e extraído das plantas aromáticas em aplicações no corpo enfermo.

  utilização da Aromaterapia é uma forma extremamente agradável de proporcionar sensação de bem-estar e equilíbrio para quem busca novas práticas para manter a saúde e a beleza.
  Desde os tempos dos faraós os óleos essenciais são usados para promover saúde, beleza e bem-estar. Na Bíblia, há referências de que Maria Madalena tenha lavado os pés de Jesus com preciosos ungüentos, e que o incenso e a mirra tenham sido ofertados ao menino Jesus pelos Reis Magos.
  Cleópatra devia seu poder de sedução às suas “poções secretas”. Atualmente, estamos resgatando todo aquele antigo conhecimento da ciência dos aromas, isto é, a AROMATERAPIA, com pesquisas científicas, que vieram confirmar o poder e os benefícios do uso dos óleos essenciais e sua influência em nosso humor, emoções, para relaxar ou estimular o corpo, a mente e o espírito.
  É importante notar que os efeitos dos óleos essenciais estão intimamente ligados à sua pureza. Porém, seu uso correto, principalmente nos cuidados com a pele, nas massagens, banhos e infusões proporcionam uma penetração nos tecidos e os dirige para os lugares, onde serão úteis. Eles podem agir tanto em nível local quanto através dos canais de energia, os nervos e os meridianos. Quando aplicados à pele, os óleos essenciais regulam a atividade dos capilares e devolvem vitalidade aos tecidos, mas sua aplicação exige conhecimento das propriedades e aplicações de cada óleo essencial.



A Aromaterapia e o Olfato

  romaterapia - a arte e ciência do uso de óleos essenciais para promover saúde e bem-estar físico e emocional -, começou a se tornar popular porque faz uso do sentido mais forte e constante em nossas vidas: o olfato.
  Alguns testes provaram que o cérebro registra e detecta um cheiro no espaço de dois segundos, mesmo depois de muitos anos após entrarmos em contato com eles pela primeira vez. O nervo responsável pelo olfato tem uma ligação com os centros nervosos que controlam a emoção. Por esta razão é que muitas pessoas experimentam uma sensação de calma e relaxamento ao passar por um jardim florido, por uma grama molhada. É uma reação do cérebro aos perfumes das plantas.
  Tanto no homem primitivo, como no homem moderno, as informações dependem do despertar do olfato para muitas reações, tais como: as de fome, fuga do perigo, interação sexual, e de inúmeras informações sutis que nosso cérebro processa milhares de vezes por dia.
  Os óleos essenciais são extraídos das folhas, flores, frutos, cascas, e raízes por destilação a vapor ou expressão a frio, conservando todo o poder e energia natural da planta. Eles são preciosos tanto para o corpo como para o espírito, elevando a mente, o humor e as emoções. Os óleos essenciais Bellarome são puros e naturais, com critério rigoroso de análise de qualidade e seleção das matérias-primas. Criamos produtos responsáveis para colhermos a sua satisfação!

Funções no Ambiente

A Sinergia VERDE * HIGIENIZAR (combater bactérias, fungos, ácaros, ambientes doentios, de convalescença ou de recuperação, etc.) e perfumar.

A Sinergia AMOR - HARMONIZAR (limpar ambientes com muita intriga, raiva, acusações, densos e doentios) e perfumar.
A Sinergia FLORAL - ALEGRAR (conferir maior lucidez, clareza, bom-humor, espontaneidade e bom-astral) e perfumar.

Ingredientes de cada uma das sinergias:

AROMA VERDE: 3,5 ml de óleo essencial de limão (tahiti ou siciliano) + 3,5 ml de óleo essencial de laranja-doce + 50 gotas de óleo essencial de capim-limão (lemongrass) + 40 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulus.
AROMA AMOR: 4 ml de óleo essencial de limão (tahiti ou siciliano) + 4 ml de óleo essencial de laranja-doce + 2 ml de óleo essencial de lavandim (ou lavanda) + 13 gotas de óleo essencial de ylang-ylang.
AROMA FLORAL: 5 ml de óleo essencial de limão (tahiti ou siciliano) + 5 ml de óleo essencial de laranja-doce + 2 gotas de óleo essencial de flor de laranjeira (néroli).
Preparo: misture todos os ingredientes de cada uma das receitas e coloque cada uma delas num frasco escuro de 10 ml com tampa gotejadora.
Formas de uso: em salas e ambientes de circulação ou convívio, em gavetas, sobre escrivaninhas de trabalho, cabeceiras da cama ou divãs de consultórios, salas de massagem e demais tratamentos, armários, closets ou carro.

Sobre peças cerâmicas ou richeaux: pingue 3-5 gotas na frequência de tempo desejada.

No borrifador: adicione 8-20 gotas/100 ml de água.

2 comentários:

Joana Juremeira disse...

Eu tenho o habito de usar aromatizadores em todos ambientes que eu preparo de acordo que o ambiente e a finalidade, so nao havia usado ainda esse do amor pra dissipar energias negativas, tenho outros mas vou experimentar esse, grata por essas dicas tirei algum ideias q estou confeccionando.

Fika a Dika Por um Mundo Melhor disse...

Olá Joana.
Vale tentar.
Depois volte aqui e me conte o que achou.
Obrigada por curtir o blog.
Bjs no coração.
Sonia Beatriz