Seguidores

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Massa de Biscuit


Antes de começar a criar seus primeiros artesanatos, é fundamental aprender como fazer a massa de biscuit. É possível encontrar ela pronta em diversas lojas especializadas espelhadas nas grandes cidades, mas acaba saindo muito caro. Iremos explicar como fazer a sua própria porcelana fria de maneira muito fácil e barata, o que pode potencializar os seus ganhos caso faça para vender.

Massa de biscuit tingida e guardada


É necessário seguir o nosso passo a passo fielmente, senão a massa de biscuit pode sair sem a consistência desejada e, o pior, ficar rachando na hora de preparar sua bonita obra de arte.
A massa de biscuit quando ainda está quente é fácil de modelar, graças a sua densidade, e pode aceitar diversas formas de tingimento, como tintas ou corantes. Vale lembrar que depois de feita a massa, que ensinaremos no passo a passo, é indicado já guardar em local apropriado dentro de um saco plástico, os transparentes de culinária são ideais.

INGREDIENTES PARA FAZER A MASSA DO BISCUIT

Os ingredientes para fazer a massa são baratos e podem ser encontrados facilmente em lojas de artesanatos alguns deles até mesmo no supermercado. Anote a lista:

Ingredientes de massa de biscuit
Ingrediente para massa de biscuit
  • 2 xícaras (chá) de amido de milho, a famosa Maisena;
  • 2 xícaras (chá) de cola branca própria para biscuit;
  • 1 colher (sopa) de caldo de limão ou vinagre;
  • 2 colheres (sopa) de vaselina líquida;
  • 1 colher (sopa) de creme hidratante sem silicone;

FERRAMENTAS E UTENSÍLIOS

As ferramentas que você vai precisar para fazer sua massa de biscuit são facilmente encontradas em qualquer cozinha. Confira:

  • Colher de pau;
  • Fogão ou microondas;
  • Panela ou recipiente de vidro;
  • Pia da cozinha;

COMO FAZER NO FOGÃO (PASSO A PASSO)

Primeiro você vai precisar de uma panela, recomendamos que você tenha uma guardada especialmente para esta finalidade. Misture todos os ingredientes no recipiente e leve ao fogo, mexa com uma colher, preferencialmente de pau, até que a massa comece a se desprender do fundo da panela.
Não deixe a massa de biscuit secar demais, senão vai ficar quebradiça. Caso você nunca tenha tocado numa massa que acabou de ser feita, a consistência é similar com a de nhoque ou coxinha.

COMO FAZER NO MICROONDAS (PASSO A PASSO)

Diferente do fogão, no microondas o método é um pouco diferente. O primeiro passo é misturar todos os ingredientes num recipiente próprio para ser aquecido, recomendamos que seja de vidro.
Depois de juntar tudo, leve ao aparelho. O tempo para estar pronto varia de cada microondas, pois cada marca e modelo possui potências diferentes. Geralmente se leva entre 1 ou 2 minutos, mas as vezes pode chegar próximo de 10 minutos.
A cada 1 minuto que estiver sendo cozido, se deve parar e mexer. Caso seja a primeira vez que esteja usando o microondas para fazer massa de biscuit, verifique o recipiente a cada 30 segundos, senão pode passar do ponto.



HORA DE SOVAR A MASSA DO BISCUIT

Não há nenhum mistério nesta parte do processo, principalmente se você já fez pão. Pegue um pouco de creme e passe nas mãos (para não grudar) e também um pouco na superfície que você vai usar, a pia da cozinha é um bom lugar.
Para sovar é necessário que a massa ainda esteja quente, mas cuidado para não pega-la quando ainda estiver ao ponto de queimar suas mãos. Continue sovando até a consistência fique macia e elástica.


ÚLTIMO PASSO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

Massa de biscuit tingida e guardada
Massa de biscuit tingida e embalada
Neste ponto a massa já está pronta, mas é necessário que a deixe descansar por aproximadamente 24 horas. Depois disso, você vai poder usá-la para criar seu esperado artesanato.

Neste ponto, a massa de biscuit está pronta para ser tingida. Você pode usar desde tinta a óleo, acrílica, corante ou até mesmo a de látex, todas também podem ser usadas para pintar o trabalho depois de pronto.

Caso você ainda não queira trabalhar com a massa de biscuit, troque o saco plástico por um novo.

Como Evitar o Ressecamento da Massa de Biscuit

Para evitar o ressecamento da massa de biscuit, durante o manuseio no momento em que estiver fazendo suas peças, é preciso que sejam tomados alguns cuidados.

Dicas Para Evitar que a Massa de Biscuit Fique Ressecada


  • Sempre que estiver trabalhando com a massa de biscuit , tome a precaução de mante-la sempre dentro de um saco ou vasilha de plástico e retire apenas a quantidade que irá utilizar, para evitar o ressecamento.
  • Quando esticar a massa para fazer uma grande quantidade de peças, é importante sempre cobrir a parte que não estiver sendo manuseada.
  • Deixe sempre ao alcance no local em que estiver trabalhando com a massa do biscuit, um plástico no tamanho suficiente para cobrir todas as peças que estiverem sendo preparadas, para o caso de surgir algo inesperado como a chegada de uma visita ou seja necessário atender ao telefone, pois assim as peças que ainda não foram finalizadas, não correrão o risco de ficarem ressecadas. 

Dica: Nunca cubra a massa que estiver trabalhando, com tecido ou papel porque eles absorvem a umidade provocando o seu ressecamento.

Como Conservar a Massa de Biscuit

Saiba como conservar a massa de biscuit que se for guardada de maneira correta, terá uma boa durabilidade.

 

Observe as seguintes Regras

  • Quando fizer a massa de biscuit em casa, espere que ela esfrie totalmente antes de embalar definitivamente, e se notar que o plástico no qual a massa foi colocada está úmido, retire-a e enxugue com um pano bem limpo e troque o saco plástico, fazendo isso toda vez que for necessário, enquanto a massa estiver transpirando.
  • Guarde a massa dentro de um  saco plástico bem fechado ou enrolado em filme plástico.
  • A massa bem embalada e guardada corretamente pode durar de 30 a 45 dias. 
  • Para que a massa não embolore, evite colocar muito creme para as mãos na hora de sovar.

Tomando esses simples cuidados, você estará contribuindo para conservar a sua massa de biscuit por um bom tempo.

Como Tingir a Massa de Biscuit

Aprenda como tingir a massa de biscuit, porque um dos segredos para se ter um bom acabamento final nas peças, praticamente está na qualidade do tingimento.

Veja aqui as principais dicas.

Para Tingir a Massa de Biscuit, Você Pode Usar:


Tinta de tecido
Tinta látex para artesanato
Tinta a óleo
Tinta guache
Corante para látex

Dicas Para Tingir a Massa de Biscuit


Prefira tingir a massa, no momento em que for começar a usar.
Para que a massa não fique transparente, sempre coloque um pouco de tinta, na cor branco de titânio.
Ao colocar a tinta, amasse bem, para que a cor fique bem uniforme e sem manchas.
Quando fizer uma grande quantidade de peças iguais, tinja toda a massa de biscuit de uma só vez, para que não haja diferença na tonalidade de cores entre as peças.
Caso você deseje fazer peças pequenas ou única, tinja apenas a quantidade de massa necessária que irá utilizar para cada motivo, porque as sobras de massa já tingidas endurecem mais rapidamente.
Se desejar que as cores fiquem em um tom pastel (mais suaves), use o mínimo de tinta possível, tendo em vista que depois que a peça seca totalmente, elas escurecem três vezes mais.
Evite usar muita tinta, para que a massa não resseque e rache durante a modelagem.
As sobras de massa já tingida, devem ser guardadas embalada em filme plástico separadamente, evitando assim que uma grude nas outras, de cores diferente.

Dicas de Tintas Para Usar no Biscuit

Veja algumas dicas de tintas para usar no biscuit, tanto para tingir a massa, como também para fazer detalhes ou o acabamento final de cada peça.
Para Tingir a Massa de Biscuit
  • Tinta de Tecido
Feita à base de água, é muito boa para colorir a massa de biscuit em tons pastéis bem suaves, porque para conseguir uma tonalidade mais forte é necessário colocar um pouco mais de tinta, o que pode deixar a massa ressecada.
  • Tinta Guache 
Alem de custar bem menos, produz um resultado semelhante ao da tinta de tecido e também é à base de água e geralmente é muito usada para trabalhos escolares.infantil.
  • Tinta PVA ou Látex, Para Artesanato
Utilizada para pintar e dar acabamento em peças de madeira, mdf, gesso é vendida em embalagens semelhantes a da tinta de tecido, também é a base de água e pode ser usada para tingir a massa de biscuit.
  • Corante Xadrez Líquido
Encontrado em bisnagas do tipo conta gotas, geralmente é usada para colorir tintas de parede.
  • Corante Alimentício em Gel
Muito usado para tingir produtos comestíveis entre eles a pasta americana e é ótimo para tingir a masa de biscuit.
  • Tinta a Óleo
Normalmente usada para pintura em tela , é a base de óleo, e ótima para usar no biscuit. Por ser considerada tóxica, é aconselhável sempre lavar as mãos imediatamente após o uso, para evitar o contato muito prolongado.

Para Pintar e Fazer o Acabamento no Biscuit Depois de Pronto
  • Tinta Plástica 
Pode ser utilizada para pintar e fazer vários detalhes como olhos, bocas entre outros no biscuit, como também em peças artesanatos em madeira, gesso e outros materiais.
  • Tinta Relevo e Dimensional
Pode ser usada no biscuit para fazer arabescos e detalhes em alto relevo e também para escrever.
  • Tinta Puff
Produz vários tipos de efeitos artísticos em alto relevo com textura de emborrachado, ao ser aquecida com secador de cabelo.

Estes são alguns tipos de tinta para usar no biscuit, diante de uma grande diversidade de cores e marcas que você pode escolher para fazer lindos trabalhos.

Massa Para Biscuit Luminoso

Receita de massa para biscuit luminoso, que dá um efeito fosforescente, brilhando em ambientes escuros ou com um tipo de  iluminação especial e que é  popularmente conhecida como luz negra. 

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de cola branca (rótulo azul)
  • 1 xícara (chá) de amido de milho
  • 1/4 de xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de vaselina líquida
  • 1 colher (sopa) de ácido cítrico (age como conservante para a massa depois de pronta não embolorar)
  • 1 colher (sopa) de estearina (deixa a massa mais maleável e fácil de manusear)
  • 1 colher (sopa) de benzoato de sódio (faz com que o biscuit seque mais rápido)
  • 1 colher (sopa) de creme para as mãos sem silicone e não gorduroso (para sovar)
  • Tinta (óleo, ou de tecido, ou corante alimentício) para tingir a massa pronta
  • 10 grs de pigmento luminescente (colocar ao sovar a massa de biscuit já pronta)
Modo de Fazer:

Coloque em uma panela antiaderente: a cola, o ácido cítrico, a estearina, o benzoato de sódio, o amido de milho, a água, e a vaselina líquida.
Misture tudo e leve ao fogo até soltar do fundo da panela.
Despeje a massa pronta em uma superfície lisa e sove bem, colocando o creme não gorduroso para não grudar.
Quando a massa  estiver fria coloque o pigmento luminescente aos poucos  e sove bem.
Guarde em um saco plástico e se quiser conservar por mais tempo coloque na geladeira.

4 comentários:

  1. Soninha querida!!!
    Só tu mesmo para trazer estas maravilhas para agente farei esta massa de biscuit sempre quis tentar fazer biscuit!!!!
    Obrigada por compartilhar!
    Bjss a do rei!!!! ♥

    ResponderExcluir
  2. Então. .. só pra saber se entendi corretamente. .. espero 24h pra massa descansar e só daí posso modelar minhas peças. Depois das peças prontas, espero mais 24h p secar? ?? É isso?

    ResponderExcluir
  3. Mas porque que a minha massa está rachando na depois de seca ?

    ResponderExcluir
  4. Posso usar corante alimentício para tingir a massa de biscuit?

    ResponderExcluir

O foco desse blog é em ajudar dando dicas.
Espero agradar de alguma forma. Aceito as críticas construtivas. Estamos todos tentando melhorar. Obrigada por sua visita e por seu comentário.
Beatriz Guimarães